sábado, 25 de janeiro de 2014

BRASIL: RJ: CACHOEIRAS DE MACACU:
Prédio do Antigo Grupo Escolar Quintino Bocaiúva - 
 Building of the Ancient Quintino Bocaiuva School

1 – Localização: 
            Município de Cachoeiras de Macacu (RJ), 1º Distrito, Sede, Centro - Av. Governador Roberto Silveira, 146 (-22°27'46.39", -42°39'13.92")
2 – História:

Em consequência da mudança da sede do Município de Cachoeiras de Macacu da Vila de Japuíba (2º Distrito de Cachoeiras de Macacu) para o arraial de Cachoeiras de Macacu (atual sede do Município), em 1923, este último passou por grande desenvolvimento. Com isto, em princípios da década de 1920, Manoel Diz Martinez doou um terreno no centro para a construção do grupo escolar, cujas obras se iniciaram em 1926. O prédio tinha a mesma planta do seu contemporâneo de Três Rios (Casa da Cultura de Três Rios, Praça São Sebastião, n° 224). Foi inaugurado cerca de 1930, em estilo neoclássico, para abrigar o Grupo Escolar Quintino Bocaiúva, que, em 1979, foi transferido para um local mais espaçoso. Originalmente ele possuía oito salas de aula, sendo quatro de 7m x 5m no pavimento térreo e quatro de 7,2m x 5,1m no pavimento superior. Atualmente o prédio está cedido à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e encontra-se em reformas.
3 – Descrição: 
            O edifício é retangular, medindo 20,6m de comprimento por 10,8m de profundidade, com maior eixo no sentido transverso, apresentando orientação geral nordeste-sudeste, com frente virada para noroeste. O edifício tem dois andares e teto de telha em quatro águas. Seu estilo arquitetônico é neoclássico. A fachada anterior (noroeste) possuí no primeiro e segundo andares uma porta central e quatro janelas de cada lado; a porta do segundo andar abre para uma pequena varanda com balaustrada de alvenaria. A parte central da fachada anterior se projeta um pouco para frente em relação ao resto da fachada; há quatro cunhais nesta fachada, dois nas margens desta projeção e dois nas laterais da fachada anterior. Os cunhais e os espaços entre as janelas do primeiro e segundo andar apresentam motivos decorativos em baixo relevo. As paredes laterais (NNE e SSW) originalmente tinham duas janelas em cada andar. A fachada posterior (sudeste) possuía no primeiro andar uma porta central e quatro janelas de cada lado e no segundo andar possuía nove janelas. No entanto, as fachadas esquerda e posterior foram alteradas, abrindo-se uma porta no local de uma janela em cada uma destas duas fachadas. As janelas e portas são retangulares e de verga reta, com exceção da porta principal da fachada anterior, que é em arco pleno. Há também cunhais nas bordas das paredes laterais e traseira. O interior foi há muito bastante descaracterizado, havendo várias salas e sendo o piso e o forro em pinho de Riga original, com destaque para suas belíssimas escadas de madeira. Atualmente o seu interior está em reformas, sem uso.
4 – Visitação: 
            É um prédio público e seu exterior pode ser visto a qualquer hora. Não há “visitação pública”, mas não é difícil no horário comercial vê-lo por dentro.
5 - Bibliografia:
REZNIK, L. et al. Patrimônio cultural no leste fluminense: história e memória de Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Tanguá. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
http://www.monumentosdorio.com.br/monu/br/rj/010.html
http://www.cachoeirasdemacacu.rj.gov.br/secretarias/meio-ambiente/projetos/Plano-de-Manejo-pedra-colegio/Modulo-3.pdf
http://www.brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=Cachoeiras%20de%20Macacu&uf=RJ&tipo=turismo
http://www.ferias.tur.br/informacoes/6875/cachoeiras-de-macacu-rj.html

Building of the Quintino Bocaiuva School: Brazil, Rio de Janeiro State, City of Cachoeiras de Macacu
     It was constructed between 1926 and 1930 in Neoclassic style and was the seat of an ancient public school. Now it functions as an public office of the municipality of Cachoeiras de Macacu.

Imagem Google Earth
Imagem Google Earth. Detalhe
Foto antiga da fachada anterior
Fachada anterior. Observe os motivos decorativos em baixo relevo na fachada
 (foto do autor)

Fachada anterior (foto do autor)
Fachada posterior e lateral esquerda (foto do autor)
Fachada posterior (foto do autor)
Fachada direita (foto do autor)
Fachada esquerda (foto do autor)
Escada interior (foto do autor)