sábado, 25 de janeiro de 2014

BRASIL: RJ: CACHOEIRAS DE MACACU:
Fórum Desembargador Felício Panza -
Forum Associate Judge Felício Panza

1 – Localização: 
            Município de Cachoeiras de Macacu (RJ), 1º Distrito, Sede, Centro - Av. Governador Roberto Silveira, 229 (-22°27'43.42", -42°39'13.78")
2 – História:
Em consequência da mudança da sede do Município de Cachoeiras de Macacu da Vila de Japuíba (2º Distrito de Cachoeiras de Macacu) para o arraial de Cachoeiras de Macacu (atual sede do Município), em 1923, este último passou por grande desenvolvimento. Com isto, em princípios da década de 1920, Manoel Diz Martinez doou um terreno para a construção do fórum, cujas obras se iniciaram cerca de 1928, com projeto de Lothar Kastrup e execução de Francisco Ferreira Leal. Devido à revolução de 1930 as obras pararam, só sendo o prédio foi inaugurado em 1933. Quando de sua inauguração, o primeiro andar abrigou a Prefeitura Municipal e a Coletoria Estadual e o segundo andar o Fórum municipal. Em 1969 a Prefeitura Municipal e a Coletoria Estadual deixaram o prédio, que ficou exclusivamente com o Fórum. Em 1974 ele recebeu o nome de Fórum Desembargador Felício Panza. Em 1990 o prédio sofreu reformas que descaracterizaram seu interior, mas não alteraram o exterior. Em 2010 o fórum de Cachoeiras de Macacu foi transferido para um prédio novo construído na entrada da cidade, passando a funcionar no prédio a Secretaria Municipal de Educação. 
3 – Descrição: 
            O edifício é retangular, medindo 18m de comprimento por 12m de profundidade, com maior eixo no sentido transverso, apresentando orientação geral nordeste-sudeste, com frente virada para sudeste. O edifício possui um pequeno jardim na frente, circundado por uma grade com portão central. O edifício tem dois andares e teto de telha em quatro águas, envolvido nas quatro faces por uma platibanda. Seu estilo arquitetônico é neoclássico. Na parede anterior, no primeiro andar, há uma porta central, após se subir quatro degraus, tendo, de cada lado da mesma, uma janela e um óculo ornado este, na parte superior, com motivos vegetais e uma concha; no segundo andar há uma porta central em uma varanda com balaustrada de alvenaria e duas janelas de cada lado da mesma. Há quatro cunhais, sendo que dois marcam as laterais do prédio e os outros dois servem de base para o frontão. A parte central da fachada anterior apresenta um frontão triangular com tímpano decorado em baixo relevo com formas vegetais que se cruzam formando uma coroa de louros; embaixo do frontão está a inscrição “FORUM”. No alto, acima de cada cunhal e no ápice do frontão há um pequeno pináculo hemisférico. As fachadas laterais tinham três janelas em cada andar. A parede posterior tinha originalmente cinco janelas, mas a fachada foi alterada e duas janelas foram fechadas em ambos os andares. As janelas e portas são em verga reta. O interior apresenta várias salas, estando já descaracterizado.
4 – Visitação: 
            É um prédio público e seu exterior pode ser visto a qualquer hora. Não há “visitação pública”, mas não é difícil no horário comercial vê-lo por dentro.
5 - Bibliografia: 
REZNIK, L. et al. Patrimônio cultural no leste fluminense: história e memória de Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Tanguá. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
http://www.monumentosdorio.com.br/monu/br/rj/010.htm
http://www.cachoeirasdemacacu.rj.gov.br/secretarias/meio-ambiente/projetos/Plano-de-Manejo-pedra-colegio/Modulo-3.pdf
http://www.brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=Cachoeiras%20de%20Macacu&uf=RJ&tipo=turismo
http://www.ferias.tur.br/informacoes/6875/cachoeiras-de-macacu-rj.html

Forum Associate Judge Felício Panza: Brazil, Rio de Janeiro State, City of Cachoeiras de Macacu
     It was constructed in between 1928 and 1930 in Neoclassic style and was the seat of its forum until 2010. Now it functions as an public office of the municipality of Cachoeiras de Macacu.
Imagem Google Earth
Imagem Google Earth. Detalhe
Fachada anterior (foto do autor)
Fachada anterior (foto do autor)
Fachada anterior (foto do autor)
Frente e lado direito (foto do autor)

Parede lateral esquerda (foto do autor)
Parede lateral esquerda (foto do autor)
Parede posterior (foto do autor)