sábado, 25 de janeiro de 2014

BRASIL: RJ: CACHOEIRAS DE MACACU:
Antiga sede da Fazenda de Santana 
(Centro Cultural Ana Sara Nascimento Azeredo) - 
 Santana Farm

1 – Localização: 
            Município de Cachoeiras de Macacu (RJ), 2º Distrito, Japuíba, Avenida Marechal Floriano Peixoto, 532 (-22°33'35.01", -42°41'28.43")
2 – História: 
O casarão era a antiga sede da Fazenda de Santana. É citado por Monsenhor Pizarro nas suas visitas eclesiásticas de 1794.
“[...] o [rio] das Bengalas, que atravessa a Fazenda de S. Ana, e é navegável em todo o tempo.” (Araújo, 1794)

Os proprietários doaram o imóvel à Prefeitura de Cachoeiras de Macacu para a criação de um centro cultural em homenagem à filha, Ana Sara Nascimento Azeredo, falecida por atropelamento. Em 15 de dezembro de 2011, foi inaugurado o Centro Cultural Casarão de Japuíba Sara Nascimento Azeredo. 
3 – Descrição: 
            O casarão é a única parte da antiga Fazenda de Santana que restou. O imóvel tem planta retangular, com uma orientação norte-sul, ficando a frente ao sul, à beira da rua; seu maior eixo é o ântero-posterior. Na frente (sul) observam-se quatro janelas e uma porta central. Nas fachadas externas, todas as portas assim com as janelas da fachada anterior são de verga curva; as janelas das demais fachadas são de verga reta. A parede direita (leste) tem cinco janelas e uma porta que ficam acima do nível do solo, pois embaixo há um porão. A parede esquerda (oeste) possui várias janelas, mas nenhuma porta. A parede posterior (norte) possui duas janelas no plano mais elevado e uma porta baixa ao nível do solo, que dá para o porão. O telhado é de telas em três águas. Afirma-se que no porão da casa funcionou como senzala, mas isto não era comum na época colonial, costumando a senzala ficar em uma construção anexa. De qualquer forma, o porão se transformou em um Memorial da Escravidão.
4 – Visitação: 
            Sua fachada principal situa-se de frente para a rua, podendo ser vista a qualquer hora. No seu interior funciona o Cultural Ana Sara Nascimento Azeredo, que pode ser visitado no horário comercial. Às vezes ocorrem atividades culturais fora do horário comercial.
5 - Bibliografia: 
ARAÚJO, José de Souza Azevedo Pizarro e. Visitas Pastorais de Monsenhor Pizarro ao recôncavo do Rio de Janeiro. Arquivo da Cúria e da Mitra do Rio de Janeiro (ACMRJ), Rio de Janeiro, 1794.
http://www.cachoeirasdemacacu.rj.gov.br/secretarias/meio-ambiente/projetos/Plano-de-Manejo-pedra-colegio/Modulo-3.pdf
https://www.facebook.com/pages/Casar%C3%A3o-de-Japu%C3%ADba/361802167266203
http://www.crisamaral.com.br/2011/12/centro-cultural-ana-sara-nascimento-azeredo-e-inaugurado-em-japuiba/

Santana Farm: Brazil, Rio de Janeiro State, City of Cachoeiras de Macacu
     It was the seat of the ancient farm of Santana. Now it functions as a cultural center.

Imagem do Google Earth

Imagem Google Earth

Frente (sul) (foto do autor)

Lado direito (leste) (foto do autor)
                                                                      Lado esquerdo (foto do autor)


Parte traseira (norte) (foto do autor)

Interior. Salão principal, olhando para a rua
(foto do autor)
Porão (foto do autor)