sábado, 25 de janeiro de 2014

BRASIL: RJ: CACHOEIRAS DE MACACU:
Casarão antigo (Japuíba) - 
 Ancient Manor House

1 – Localização: 
            Município de Cachoeiras de Macacu (RJ), 2º Distrito, Japuíba (Bertoldo), Estrada São João ou Gaviões) (-22°34'3.51", -42°39'25.29")
2 – História: 
          O casarão foi construído pelo comerciante português Bertholdo Duarte, cerca de 1875, para servir de armazém. O imóvel continua na família e serve atualmente de armazém e bar.
3 – Descrição: 
            O casarão tem uma orientação geral NNW-SSE. A frente (parede nordeste) dá para a rua e compõe-se de duas partes, a primeira parte (maior) tem uma orientação transversa, enquanto a segunda parte tem uma orientação ântero-posterior, o que é seguido pelos telhados das duas partes, ficando, no conjunto, o maior comprimento no sentido transverso. O casarão é um belo exemplo de edificação em estilo eclético. O teto é duas águas e de telha. A fachada anterior da primeira parte compõe-se, na sua porção mais à direita, de três janelas e uma porta; está bem cuidada e mantém o padrão antigo; a parte mais à esquerda está bem alterada, com 3 portas metálicas e tem bancos e mesas de pedra na frente, com coberturas de palha; a fachada anterior da primeira parte possui uma platibanda com decoração em baixo relevo. A segunda parte apresenta uma orientação diferente, com fachada com frontão e alpendre. Próximo ao casarão fica a Capela de Santa Rita de Cássia. A parede direita possui três janelas de viga reta e um frontão.
4 – Visitação: 
          Encontra-se a beira da estrada, sendo possível ver suas fachadas anterior e laterais. Desconheço como conseguir acesso ao interior.
5 - Bibliografia:
http://www.cachoeirasdemacacu.rj.gov.br/secretarias/meio-ambiente/projetos/Plano-de-Manejo-pedra-colegio/Modulo-3.pdf

Ancient Manor House: Brazil, Rio de Janeiro State, city of Cachoeiras de Macacu
       It is an ancient manor house in ecletic style built around 1875 to serve as a storeroom.
Imagem Google Earth
Imagem Google Earth. Detalhe
Frente. Observam-se as 2 partes: a 1ª pintada, (parte) e tetos de palha na frente
e a 2ª com alpendre (foto do autor)
Frente e parte da lateral (foto do autor)

Frente e parte da lateral (foto do autor)
Frente, detalhe (foto do autor)

Lado direito (foto do autor)

Lado direito (foto do autor)









Um comentário:

  1. Aqui leandro sinto muita saudade desse armazem quando eu morava ai nao saia dair tenho muitas lebrancas boa bre vou fazer uma
    visita ai

    ResponderExcluir