quinta-feira, 8 de maio de 2014

ISRAEL: JAFFA: 

Torre do Relógio - 
Clock Tower

1 – Localização: 
             Israel, Jaffa, Yefet Street (32.055070, 34.756273)
2 – Histórico: 
            A Torre do Relógio de Jaffa  (Hebrew: מגדל השעון יפו‎, Migdal haShaon Yafo) é uma das sete torres de relógio construídas na Palestina durante o período Otomano. As outras estão localizadas em Safed, Acre, Nazareth, Haifa, Nablus e Jerusalém (a de Jerusalém é a única que não existe mais). A torre foi construída para comemorar o jubileu de prata (25º aniversário) de reinado do sultão turco Abdul Hamid II (1876-1909) que ocorreria em 1901. Mais de uma centena de torres de relógio similares foram construídas no Império Otomano em comemoração deste jubileu. Estas torres foram construídas como parte das reformas modernizantes conduzidas pelo sultão Abdul Hamid II, que pretendia fazer com que as cidades de seu vasto império seguissem padrões de tempo acurados como nas cidades do ocidente. A torre de jaffa é similar à Torre do Relógio de Khan al-Umdan em Acre, construída com o mesmo propósito. A torre foi construída por meio de contribuições dos residentes de Jaffa (Arabes e Judeus) sob a chefia de Yossef Bey Moyal, um rico comerciante judeu de Jaffa. Dizem as lendas locais que este o fez para evitar ser importunado por pedestres que iam frequentemente à sua loja perguntar as horas, quando se dirigiam à estação de trem local. Outra estória local relata que o relojoeiro Scheinberg foi convidado pelos altos dignatários e o Governo de Jaffa para uma reunião para discutir como celebrar o jubileu de prata do sultão Abdul Hamid II, sendo aceita a proposta do relojoeiro de construir uma torre no meio da cidade na qual haveria um relógio em cada face que mostraria as horas corretas para a população. A sua construção se iniciou em 01 de setembro de 1900 coma a presença do governador, de altos funcionários do governo e representantes dos líderes religiosos. Em 1901 completou-se construção dos dois primeiros andares e iniciou-se a do terceiro andar. Em 1903 completou-se o terceiro andar e se instalaram dois relógios; diz as lendas locais que um marcaria a hora local e a outra a de Istambul, capital do Império Otomano. Outros dizem que se instalaram 4 relógios, 2 mostrando a hora na Europa e 2 mostrando a hora local. Os relógios provocaram uma mudança cultural na cidade, pois até então o horário era regulado pelos sinos das igrejas e pelo chamado muçulmano para rezar nas mesquitas.
            Ao longo dos anos a torre sofreu várias renovações, sendo a mais importante a de 1965, quando novos relógios foram instalados e foram adicionados, nas janelas, mosaicos coloridos de ferro, desenhados pelo artista Arie Koren e destinados a descrever vários episódios da história da cidade. Em 2001 foi colocada nova iluminação noturna e a praça foi renovada. A torre foi construída de pedra calcária e possui teto de cobre.  No segundo andar foi colocado o selo do sultão Abdul Hamid II nas quarto faces. Mais recentemente foi colocada uma placa comemorativa dos Israelenses mortos na conquista de Jaffa em 1948. A torre foi construída em uma praça no meio da rua Yefet, na entrada norte da cidade. A praça onde fica a torre passou, então, a se chamar Clock Square (Praça do relógio). Esta região era uma das principais da cidade após a demolição das muralhas da cidade no século XIX, havendo no local antes uma grande praça de Mercado. No local funcionou uma companhia de carruagens puxadas por cavalos, criada por Alexander Howard, que foi o primeiro meio de transporte em Jaffa. Junto à praça ficava a New Saraya, sede do governo local.
3 – Descrição: 
            A torre localiza-se na praça do relógio, uma comprida e estreita praça situada no meio da rua Yefet. A praça e a torre possuem uma orientação geral nor-nordeste – sul-sudoeste. No meio da praça há uma base também comprida e baixa, com 3 degraus em seu lado sul; no meio desta base situa-se a torre. A torre é quadrangular, possui 3 andares e é toda de pedra calcária, à exceção do telhado. Nos dois primeiros andares há em cada canto um cunhal em forma de coluna e em cada fachada há também dois cunhais que delimitam uma porta ou janela. No primeiro andar, há uma porta em arco entre cada cunhal das fachadas norte e sul e uma longa janela de vidro em arco entra cada cunhal das fachadas oeste e leste. No lado oeste, em cima da janela, há uma placa comemorativa dos soldados israelenses mortos na captura da cidade. No alto do primeiro andar há uma cornija que o separa do segundo andar. O segundo andar é bem semelhante ao primeiro, diferenciando-se por não ter portas, tendo, em vez disto uma janela semelhante à do primeiro andar em cada fachada. Acima de cada janela há uma placa onde deveria ficar o brasão do sultão. No alto do segundo andar também há uma cornija que o separa do terceiro andar. O terceiro andar, um pouco mais baixo que os anteriores, possui em cada canto um cunhal plano. No meio de cada fachada há uma janela de vidro em arco, semelhante à dos andares inferiores, mas menor. As janelas dos 3 andares apresentam mosaicos de metal de Arie Koren representando cenas da história de Jaffa. No alto do terceiro andar também há uma cornija que o separa do telhado. O telhado é formado de uma pirâmide central e um frontão triangular em cada face. Os frontões são em forma de triângulo equilátero e não ocupam toda a área da fachada; nas fachadas norte e sul há um relógio e nas fachadas leste e oeste uma pequena janela de vidro em arco. A pirâmide central apresenta um ângulo bem agudo e possui no alto uma pequena janela em arco em cada fachada; no alto da pirâmide há uma projeção bulbosa e uma antena no topo.
4 – Visitação:
            Fica em via pública, aberta à visitação a qualquer hora, inclusive à noite.
5 – Bibliografia:
http://archnet.org/sites/3540

Jaffa Clock Tower: Isreal, Tel-Aviv-Jaffa, Yeffet Street
     The Jaffa Clock Tower is one of the hundred clock towers built in the Ottoman Empire to commemorate the 25th anniversary of the reign of the Ottoman Sultan Abdul Hamid II in 1901. Seven clock towers were built in Israel, being the Jaffa Clock Tower and Khan al-Umdan in Acre very similar. The clock towers were built as part of the modern reforms undertaken by the sultan Abdul Hamid II, in order to conduct the empire's cities by accurate, Western timetables. The tower was built with contributions of the residents of the city headed by Joseph Bey Moyal. The construction began in September 1, 1900 at the presence of the local governor, other government officials as well as representatives of religious leaders. Construction of the first two floors was completed in 1901 and the construction of a third floor had begun. In 1903 the third floor was finished and two clocks were installed. In 1965 the Jaffa Clock Tower was renovated, new clocks were installed and colorful mosaic windows of iron designed by Arie Koren to describe various events in the history of Jaffa were added. The tower was built from limestone and an elegant copper roof covered the top. On the second floor, the seal of Sultan Abdul Hamid II was shown on all four sides of the clock tower. The tower incorporates two clocks and a plaque commemorating the Israelis killed in the battle for the town in the 1948 Arab–Israeli War. The Jaffa Clock Tower stands in the middle of Yefet street at the northern entrance of Jaffa. The tower stands where the big market square of Jaffa was before. 
Vista satélite google. à esquerda ficava o centro histórico e ao norte Tel-Aviv. 1. Torre do relógio; 2. New Saraya;
3. Mesquita Mahmoudiya; 4. Sabil Hexagonal. A área circundada acima é a Kisla.

Rua Yefet, antes de 1901. Observe que a Torre do Relógio ainda não foi construída.
Vê-se que havia uma enorma praça onde se situará a torre e onde ficava o principal
mercado da cidade. No final da rua, do lado esquerdo, vê-se o Portão Principal da Kisla
Rua Yefet, 1898-1901. Observe que a Torre do Relógio ainda não foi construída.
Vê-se a praça onde se situará a torre e onde ficava o principal mercado da cidade
 no final da rua, após a praça, vê-se o Portão Principal da Kisla
Lado sul. Cerimônia de inauguração, 1906
Lado sul, 1903-1920. Observe no extremo norte da rua à esquerda
a entrada leste da Kisla

Lado sul, 1903-1910. Observe à direita da torre as colunas
do edifício do New Saraya
Lado sul, 1903-1920. Na rua à direita vê-se entre os dois toldos centrais a
entrada leste (Ruler's Gate) da mesquita Mahmoudiya e, no final da rua
a entrada principal da Kisla.
Lados sul e oeste, 1903-1920. rm primeiro plano o pátio leste da mesquita
Mahmoudiya

Lados sul e oeste. Em primeiro plano o pátio leste da mesquita Mahmoudiya
e à direita do pátio um dos prédios da Kisla. Do outro lado da rua, na esquina,
 no centro da foto, a New Saraya.

Lado norte, 1903-1950. Observe á direita da torre o portão leste (Ruler's Gate)
da mesquita Mahmoudiya, com seu frontão triangular. Ao fundo, as cúpulas
e minarete da mesquita.

Lado norte, 1914
Lado norte, 1918. Observe à esquerda da foto um pedaço do edifício do
New Saraya, ainda intacto.
Lado sul, 1929. O edifício à direita é o New Saraya, sede do governo
Lado sul, 1929. O edifício à direita é o New Saraya, sede do governo


Lado norte, 1930. À esquerda parte do New Saraya
Lado norte, 1933. Observe a New Saraya á direita da torre. soldados britânicos
guardam a rua após os protestos palestinos anti-judeus de 1933
Lado sul, 1903-1948. Observe à direita o New Saraya

Lado norte, 1903-1948. O edifício à esquerda é o New Saraya, sede do governo


Lado sul, 1940-1948. Observe à direita da torre as colunas
do edifício do New Saraya. Em primeiro plano um guarda  Palestino
Lado sul, anos 1960. Na rua à esquerda vê-se primeiro o frontão triangular do
portão leste (Ruler's Gate) da mesquita Mahmoudyia e depois, no fim da rua,
o portão principal da Kisla.


Lado sul, anos 1960
Lados leste e norte. Observe que no lado
leste há uma janela no 1º andar e no lado
norte uma porta. Observe também que o
relógio está na face norte e não há
 na leste (foto do autor)
Lado leste. Observe que no lado leste há uma 
janela no 1º andar e não há relógio no
terceiro andar 
(foto do autor)

Lado norte. Observe a New Saraya em primeiro plano à esquerda da foto (foto do autor)
Lados oeste e norte. Observe que no lado oeste há uma janela
no 1
º andar e no lado norte uma porta.(foto do autor)
Lados norte. Observe que no lado norte no
1
º andar há  uma porta e no 3º andar há um 
relógioe não há na leste (foto do autor)
Lados oeste e norte. Observe que no lado oeste
 há uma janela no 1º andar e no lado norte uma
 porta. Observe também que o relógio está na
 face norte e não há na oeste (foto do autor)

Lados oeste e sul. Observe que no lado oeste
 há uma janela no 1º andar e no lado sul
 uma porta. Observe também que o relógio
 está na face sul e não há na oeste
(foto do autor)

Lado sul. Observe que no lado sul há uma 
porta no 1º andar e no 3º andar há
um relógio
 (foto do autor)

Lado sul. Observe ao fundo à direita o
 edifício do New Saraya (foto do autor)
Lado sul. Observe ao fundo à direita o
 edifício do New Saraya (foto do autor)



Lado sul. Observe a escada da base da torre e ao fundo à direita o edifício
do New Saraya (foto do autor)

Lado sul. Observe no fundo à direita o
 edifício do New Saraya (foto do autor)