sábado, 17 de maio de 2014

ISRAEL: JAFFA:
Sebil (fonte) Hexagonal - 
The Hexagonal Sebil (fountain)

1 – Localização: 
            Israel, Tel Aviv-Jaffa, Retsif ha-Aliya ha-Shniya Street
2 – Histórico: 
           A Sebil Hexagonal é uma fonte pública de água potável para os seres humanos e foi construída pelo governador Muhammad Agha A-Sehmi, conhecido como Abu Nabut (1807-1818). A Sebil Hexagonal era similar à sebil que ficava em frente da mesquita de Acre. Originalmente ficava em frente do portão principal de Jaffa e foi transferido para a sua localização atual no começo do século XX para permitir o alargamento das ruas próximas ao portão principal de Jaffa. A praça com a Sebil era o centro da vida comercial e pública de Jaffa, enquanto que a mesquita era o centro de sua vida religiosa. A Sebil foi restaurada de acordo com pinturas do passado.
3 – Descrição: 
            A Sebil situa-se em uma praça no final da rua Ruslan. Sobre uma baixa base hexagonal há 6 bases quadrangulares que suportam, cada uma, uma coluna de fuste liso, provavelmente trazida de Cesaréia e Ascalon, que por sua vez suporta um arco ogival. Sobre esta estrutura fica um telhado plano com uma cúpula no centro e uma antena no topo. No interior, no centro, há um tanque hexagonal com meias colunas esculpidas nos ângulos. No centro do tanque fica um monólito hexagonal com uma torneira em cada face.
4 – Visitação: 
            A fonte fica em via pública, aberta à visitação a qualquer hora.
5 – Bibliografia:
       The Hexagonal Sebil (fountain) of Jaffa: Israel, Tel Aviv-Jaffa, Retsif ha-Aliya ha-Shniya Street
       The Hexagonal Sebil, a public drinking water facility for humans, is located in front of the western entrance to the Mahmoudiya Mosque and was built by the Governor Muhammad Agha A-Sehmi also known as "Abu Nabut" (1807-1818). The hexagonal building served as a base for a magnificent structure around which six columns stood with titles that were probably brought from Caesarea and Ashkelon. The square with the sebil was the center of commercial and public life of Jaffa, while the mosque was the center of its religious life. The sebil was restored according to paintings from the past.
Vista do satélite google. O Sebil Hexagonal é o número 4. A área circundada no alto é a Kisla. 1. Torre do Relógio; 2. New Saraya; 3. Mesquita Mahmoudiya
1. Torre do Relógio; 2. New Saraya; 3. Mesquita Mahmoudiya; 4. Kisla, 5. Sabil Hexagonal
 Sebil Hexagonal. (foto do autor)
Sebil Hexagonal. (foto do autor)

Sebil Hexagonal. (foto do autor)
Sebil Hexagonal. Ao fundo o minarete (torre) da mesquita Mahmoudiya
(foto do autor)

Base da Sabil, antes da reforma. Observe a decoração em relevo

Base da Sabil, antes da reforma. Observe a decoração em relevo

Base da Sabil, antes da reforma. Observe a decoração em relevo