ISRAEL: JAFFA:
Igreja de São Pedro -
Saint Peter’s Church
1 – Localização:
Israel, Tel Aviv-Jaffa, praça Kedumin, 1 (32.054851, 34.752142)
2 – Histórico:
Uma comunidade cristã já tem sido ativa em Jaffa durante o período bizantino, e uma igreja bizantina foi erguido no lugar da futura Igreja de São Pedro. Esta comunidade cristã continuou a ser ativa até o período dos cruzados. Sobre os restos da igreja bizantina, uma cidadela medieval e fortaleza cruzada foi erguida por Frederico II e restaurada por Luís IX de França na época da 6 ª Cruzada (c. 1251 d.C.). Foi ele quem trouxe os frades franciscanos à cidade. A estátua de Luís IX, rei da França, encontra-se no pátio da Igreja; Luís IX foi declarado santo na tradição cristã devido a sua participação na cruzada. No século XVII, os franciscanos tentaram estabelecer-se em Jaffa para aliviar o sofrimento dos peregrinos, que tinham que passar vários dias na cidade portuária de Jaffa, quando iam em peregrinação a lugares santos cristãos na Palestina. Naquela época, os turcos proibiam a compra de terras por não-muçulmanos e recusavam-se a permitir a construção de mosteiros, igrejas e sinagogas.
Em 1654, os otomanos permitiram que os franciscanos estabelecessem um albergue em Jaffa, que serviu os peregrinos a caminho de Jerusalém. A igreja, dedicada a São Pedro, e o mosteiro adjacente foram construídas sobre as ruínas da antiga fortaleza dos cruzados do século XIII e ela ainda contém restos da fortaleza localizada fora e para a direita da sacristia. Degraus levam do pátio do monastério para baixo para duas bem preservadas salas da antiga cidadela, uma das quais de forma circular com teto em abóbada baixa e seteiras de fogo abertas na parede. É nestes quartos que se diz que Napoleão Bonaparte e sua comitiva viveram enquanto estiveram na igreja de São Pedro, durante a campanha na Síria em 1799. No final do século XVIII, a igreja foi destruída e reconstruída duas vezes. A edificação atual foi construída em estilo barroco pelos espanhóis entre 1888 e 1894, e foi, mais recentemente, renovada em 1903.
A Igreja de São Pedro, ao contrário da maioria das igrejas que faz frente para o leste (Jerusalém), está voltada para o oeste, em direção a Roma, onde Pedro foi enviado, e na direção de onde o arcanjo Miguel apareceu a São Pedro em sonho. A igreja foi construída em sua localização atual devido à importância única de Jaffa única no cristianismo. Foi em Jaffa que São Pedro ressucitou da morte Tabita, uma das discípulas de Jesus, de acordo com os Atos dos Apóstolos, 9:36-43, 10:1-4. Uma vez que a igreja está localizada em uma colina perto da costa, o edifício tem, historicamente, dominado a visão de Jaffa desde o mar, servindo como um farol para os peregrinos, sinalizando que a Terra Santa era próxima. Missas são realizadas em inglês, espanhol, polonês e hebraico.
3 – Descrição:
A igreja tem uma orientação geral nordeste-sudoeste, com frente virada para sudeste. O conjunto da igreja com o monastério tem a forma quase quadrada, sendo que a igreja ocupa a porção mais a sudoeste e enquanto o mosteiro ocupa os outros lados do quadrado, havendo um pátio aberto no centro. O teto é plano. A fachada anterior (sudeste) se divide na fachada da igreja (porção mais a sudoeste) e a do convento (porção mais a nordeste). A fachada é de tijolos vermelhos com seis cunhais brancos dividindo a fachada do primeiro andar em quatro áreas. Na área central há uma porta de verga reta com batentes em relevo nas laterais e no alto; a porta é decorada, também, com símbolos religiosos. Acima da porta fica um medalhão decorado e com uma coroa no alto. No alto do primeiro andar da igreja fica uma arquitrave e, acima desta, um friso com tríglifos, métopes decoradas com símbolos religiosos e gotae. O segundo andar tem volutas barrocas nas extremidades, reduzindo a área praticamente aos quatro cunhais mediais, com uma janela retangular com sobreverga no meio. Nas extremidades, após as volutas há um pináculo de cada lado. Acima da fachada do segundo andar há uma arquitrave que apoia uma platibanda, que tem no centro um pequeno frontão triangular com tímpano liso. Acima da platibanda há 4 pináculos e uma pequena torre central com um relógio em cada face. À direita da igreja fica a fachada anterior do convento que é pintada de branco e tem dois andares. No primeiro andar há uma porta com batentes em relevo e acima uma inscrição (“St Peter’s Monastery”) e acima desta uma janela em arco abatido; há, também, uma outra janela menor em arco abatido em outro ponto da fachada, no alto deste andar. No segundo andar há quatro janelas retangulares e uma maior em arco. No alto segue em toda fachada uma platibanda. No canto extremo nordeste da fachada há uma projeção absidal (em semicírculo) que só alcança a metade da altura do segundo andar. A fachada lateral direita é em solo mais baixo, havendo um muro de pedra de altura de um andar embaixo. Na parte posterior do muro, já não mais de pedra, há uma entrada de garagem e um portão em arco, entre dois cunhais e com um medalhão com símbolos religiosos em cima. A projeção absidal possui no alto uma janela quadrada e outra estreita retangular e uma porta de verga reta no primeiro andar. No segundo andar, entre as arquitraves, há uma janela grande em arco ogival em cada ponta e sete janelas retangulares entre elas. A parede posterior possui cinco portas retangulares no segundo andar, que dão para uma varanda, e cinco janelas retangulares e uma maior no canto, no terceiro andar. O lado esquerdo da igreja possui um muro que a cobre no primeiro andar. No segundo andar há cinco janelas retangulares separadas por cunhais e depois a torre da igreja. Esta é quadrangular e bem alta, com algumas seteiras na sua extensão; no alto da torre há mais três andares com janelas para os quatro lados e termina no alto em uma pequena cúpula. Ainda na fachada esquerda, a sua porção mais posterior dá para uma estreita ruela que apresenta inclinação ascendente e é formada por um pequeno tramo do convento, mais baixo que a igreja, com o primeiro andar com arcos fechados e uma janela em cada andar mais acima. A área central é o pátio interno descoberto do convento.
No interior há uma nave central e uma lateral de cada lado, separados por quatro arcos sobre pilares maciços, na altura do primeiro andar. Todas as paredes são de mármore e nos pilares estão fixados quadros representando as estações da paixão. Na altura do segundo andar há cinco janelas de vidro, manufaturadas em Munique pelo renomado artista Franz Xaver Zettler. Com exceção das representações de Tabita, São Francisco de Assis, e a Imaculada Conceição, todas as outras janelas na igreja representam santos Espanhóis, posto que esta igreja foi por eles erigida. O teto é de abóbada alta com pintura de símbolos religiosos na parte central. Na entrada há no segundo andar o coro com uma janela central sobre o arco de entrada; no vão do arco há a anteporta com uma coluna coríntia de cada lado e um frontão triangular com gotae no alto. Nas paredes de dentro da entrada há, de cada lado um confessionário e um dos quadros das estações da paixão. À direita há uma capela lateral com um móvel de madeira e uma pintura acima e uma pia de pedra. À esquerda há uma capela com um altar com um quadro de Nossa Senhora com o menino Jesus, genuflexórios e uma pia de pedra. No espaço entre os arcos há sempre uma capela com um frontão no alto. No lado direito, na primeira e segunda capelas há um quadro a óleo, na terceira capela há uma imagem de São José e no quarto arco há uma porta de verga reta para o convento e acima um quadro de Nossa senhora. No lado esquerdo, na primeira e capela há um quadro a óleo, na segunda e terceira capelas há uma imagem e na quarta há a representação de uma pedra. Os quatro quadros no interior da igreja representam episódios da vida de São Pedro, incluindo a miraculosa pesca de peixes, a entrega das chaves, a transfiguração de Cristo no Monte Tabor e o Lavamento dos pés na última ceia. No pilar entre o terceiro e quarto arco direito fica o púlpito de madeira talhado em forma de uma árvore. O arco cruzeiro é largo e possui um pilar com capitel corintiforme em cada extremidade, de cada lado. O altar-mor é absidal e tem no centro, entre dois pilares com capiteis corintiformes, uma pintura a óleo do pintor catalão Talarn, representando a visão de São Pedro em Jaffa, em que recebe a visita do arcanjo Miguel. Acima da arquitrave com cornija fica um pequeno frontão triangular com tímpano liso. No teto cupuliforme há um disco pintado com raios. A bancada do altar é belamente decorada e tem um anjo em cada lado.
4 – Visitação: Diariamente de 8:00hs às 11:45hs e de 15:00hs às 17:00hs
5 – Bibliografia:
Saint Peter's Church: Israel, Tel Aviv-Jaffa
A Christian community has already been active in Jaffa during the Byzantine period, and a Byzantin church was erected in the place of the future Saint Peter’s Church. The Christian community held continuously until the Crusader period. Over the remains of the Byzantine church, a medieval citadel and Crusader fortress was erected by Frederick II and restored by Louis IX of France at the time of the 6th Crusade (c. 1251). He it was who brought the Franciscan friars to the city. The statue of Louis the IX, king of France, stands at the Church yard; Louis the IX was declared a saint in the Christian tradition due to his part in the crusade. In the 17th century, the Franciscans attempted to hold on to Jaffa to ease the suffering of the pilgrims, who had to spend several days in the port city of Jaffa, when they went on pilgrimage to Christian holy places in Israel. At that time the Turks banned the possibility of purchasing land by non-Muslims and refused to allow the construction of monasteries, churches and synagogues. In 1654, the Ottomans allowed the Franciscans to establish a hostel in Jaffa which served the pilgrims on their way to Jerusalem. The church, dedicated to Saint Peter, and the adjacent monastery were built on the remains of the ancient Crusader fortress. St. Peter's Church also contains thirteenth century remnants of St. Louis' citadel located outside and to the right of the sacristy. The remnants include two whole rooms which are circular in shape, have low ceilings and fire embrasures. It is in these rooms that Napoleon Bonaparte and his senior entourage is said to have lived while he was at St. Peter's in 1799 during his campaign in Egypt and Syria. St. Peter's Church, unlike most churches facing east, is facing west, towards Rome, where Peter was sent, and the direction from which the angel Michael came to Peter in his dream. In the late eighteenth century the church was twice destroyed and consequently twice rebuilt. The current structure was built in Baroque style by the Spanish, between 1888 and 1894, and most recently renovated in 1903. The church was constructed on its present location because of the significance Jaffa has to Christianity. It was in Jaffa that Saint Peter raised Tabitha, one of Jesus' disciples, from the dead. Since the large church is located on a hill near the shore, the building has historically dominated the view of Jaffa from the sea, thus serving as a beacon to pilgrims, signaling that the Holy Land was near. Masses are conducted in English, Spanish, Polish, and Hebrew.
|
Vista do satélite google. 1. Torre do relógio, 2. New Saraya, 3. Mesquita Mohmadiya, 4. Kisla, 5. Old Saraya, 6. Igreja de São Pedro. |
|
Igreja, frente, 1936. Na frente escombro de casas palestinas destruídas pelos
britânicos na revolta de 1936 |
|
A igreja se destacando no alto da colina, anos 1960s. À direita, embaixo a
mesquita do mar.
|
Lado direito, 1961. Observe à direita a mesquita do mar
|
Vista aérea, podendo-se ver o lado esquerdo da igreja (amarelo), a torre sineira e os fundos do convento. |
|
|
|
Frente. à esquerda a igreja e à direita o convento (foto do autor)
|
Frente. à esquerda a igreja e à direita o convento (foto do autor)
|
Frente. à esquerda a igreja e à direita o convento (foto do autor)
|
Frente. à esquerda a igreja e à direita o convento (foto do autor)
|
Frente. à esquerda a igreja e à direita o convento (foto do autor) |
|
|
|
|
|
Frente. à esquerda a igreja e à direita o convento (foto do autor) |
|
Frente. à esquerda a igreja e à direita o convento (foto do autor) |
|
Frente. à esquerda a igreja e à direita o convento (foto do autor)
|
Frente da igreja. Detalhe da porta (foto do autor)
|
Frente da igreja. Detalhe do medalhão sobre a porta (foto do autor) |
|
|
|
Frente da igreja. Detalhe da porta e do medalhão sobre a porta (foto do autor) |
|
Frente da igreja. Detalhe do medalhão sobre a porta (foto do autor) |
|
Frente da igreja. Detalhe da porta
(foto do autor) |
|
Frente da igreja. Detalhe da porta
(foto do autor) |
|
Frente do Convento (foto do autor)
|
Frente do Convento (foto do autor) |
|
|
Frente do Convento. Detalhe da porta
(foto do autor) |
|
Frente do Convento. Detalhe da porta
(foto do autor) |
|
Lado direito (foto do autor) |
|
Lado direito (foto do autor) |
|
Lado direito, muro em continuação ao da foto anterior. Observe à
direita o portão (foto do autor) |
|
Lado direito. Observe à direita o portão
(foto do autor) |
|
Lado direito. Observe à direita o portão
(foto do autor) |
|
Lado direito. (foto do autor) |
|
Fundos (foto do autor) |
|
Lado esquerdo. Observe a torre sineira
(foto do autor) |
|
Lado esquerdo. Observe a torre sineira (foto do autor) |
|
Lado esquerdo. Observe a torre sineira (foto do autor) |
|
Lado esquerdo. Observe a torre sineira (foto do autor)
|
Lado esquerdo. (foto do autor) |
|
|
Lado esquerdo. Observe a torre sineira
(foto do autor) |
|
Lado esquerdo. Seção atrás da torre sineira
(foto do autor) |
|
Lado esquerdo. Seção atrás da torre sineira.
Observe o desnível com a escadaria
(foto do autor) |
|
Lado esquerdo. Seção atrás da torre sineira.
Observe os arcos fechados com paredes
(foto do autor) |
|
Capela lateral direita. Observe a pia de pedra (foto do autor) |
|
Capela lateral direita (foto do autor) |
|
Capela lateral direita (foto do autor) |
|
Capela lateral direita (foto do autor) |
|
Capela lateral esquerda (foto do autor) |
|
Capela lateral esquerda (foto do auto |
|
Capela lateral esquerda (foto do autor) |
|
Capela lateral esquerda. Detalhe da pia (foto do autor) |
|
Nave e altar-mor. Observe o teto
decorado (foto do autor) |
|
Nave e altar-mor. Observe o teto
decorado (foto do autor) |
|
Nave e altar-mor. Observe a pintura em círculo
com raios no teto da capela-mor
(foto do autor) |
|
Nave e altar-mor. Observe a pintura em círculo
com raios no teto da capela-mor
(foto do autor) |
|
Nave e altar-mor. Observe a pintura em círculo com raios no teto
da capela-mor (foto do autor) |
|
Nave e altar-mor. Observe a pintura em círculo com raios no teto da capela-mor
(foto do autor) |
|
Entrada pelo lado de fora
(foto do autor) |
|
Nave, olhando para a entrada. Noa alto
o coro (foto do autor) |
|
Nave, olhando para a entrada. Noa alto
o coro. Observe o teto decorado (foto do autor)
|
Nave, olhando para a entrada. (foto do autor) |
|
|
Nave, lado direito. observe o púlpito de madeira (foto do autor) |
|
Nave, lado direito. observe o púlpito de
madeira (foto do autor) |
|
Nave, lado direito. observe o púlpito de madeira (foto do autor) |
|
Nave, lado direito. observe o púlpito de madeira (foto do autor) |
|
Nave, lado direito. observe o púlpito de madeira (foto do autor) |
|
Nave, lado direito. observe o púlpito de madeira (foto do autor) |
|
Nave, lado direito. Capela de São José
(foto do autor) |
|
Nave, lado direito. Capela de São José
(foto do autor) |
|
Nave, lado direito. Capela
(foto do autor) |
|
Nave, lado direito. (foto do autor) |
|
Nave, lado direito. (foto do autor) |
|
Nave, lado direito. Observe a porta (foto do autor) |
|
Nave, lado direito. Púlpito (foto do autor) |
|
Nave, lado direito. Observe o púlpito (foto do autor) |
|
Nave, lado esquerdo (foto do autor) |
|
Nave, lado esquerdo (foto do autor) |
|
Nave, lado esquerdo (foto do autor) |
|
Nave, lado esquerdo. Observe as janelas decoradas (foto do autor) |
|
Nave, lado esquerdo (foto do autor) |
|
Nave, lado esquerdo (foto do autor) |
|
Nave, lado esquerdo (foto do autor) |
|
Nave, lado esquerdo (foto do autor) |
|
Nave, lado esquerdo (foto do autor) |
|
Nave, lado esquerdo (foto do autor) |
|
Nave, lado esquerdo. Em primeiro plano a escada do púlpito (foto do autor) |
|
Nave, lado esquerdo. Confessionário da
entrada (foto do autor) |
|
Nave, lado esquerdo. Observe as janelas e o teto decorados (foto do autor) |
|
Nave, lado direito. Observe as janelas e o teto decorados (foto do autor) |
|
Nave, lado esquerdo. Observe as janelas e o teto decorados (foto do autor) |
|
Nave, lado direito. Observe as janelas e o teto decorados (foto do autor) |
|
Altar-mor (foto do autor)
|
Altar-mor (foto do autor)
|
Altar-mor (foto do autor)
|
Altar-mor (foto do autor)
|
Altar-mor (foto do autor)
|
Altar-mor (foto do autor)
|
Altar-mor (foto do autor)
|
Altar-mor (foto do autor) |
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário