sábado, 17 de maio de 2014

ISRAEL: JAFFA
Kisla (Quartel) - 
Kisla (Quarters)

1 – Localização: 
            Israel, Tel Aviv-Jaffa, Retsif ha-Aliya ha-Shniya Street (32.055703, 34.755796)
2 – Histórico: 
          O edifício foi construído no final do século 19 no topo de uma fortaleza anterior para ser o novo Kisla (quartel) no lugar da antiga prisão instalada no edifício do Old Saraya (ver postagem) em Jaffa. Na década de 1870, a Kisla foi transferida para sua localização atual, na cidade baixa, perto da mesquita Mahmoudiya. Ele serviu como prisão durante os períodos turco e britânico. Após 1948, a estrutura foi transferida para a polícia israelense e foi usado como a Delegacia Jaffa até 2005. Entre os que estiveram presos neste edifício estava o criminoso nazista Adolf Eichmann. O edifício foi comprado por um empreendedor privado, que atualmente está construindo um edifício boutique de quatro andares com 130 quartos. Tudo isso é feito, mantendo-se a frente autêntica do norte e do leste.
3 – Descrição: 
         O edifício principal tem uma orientação geral quase oeste-leste, de frente para a rua Retsif ha-Aliya ha-Shniya, com maior eixo oeste-leste. O teto é plano. Além do edifício principal, há outros edificações que fazem as esquinas do quarteirão e também outros que dão para o sul, para a mesquita Mahmoudiya (ver postagem), havendo pátios internos. O edifício principal está sobre uma base em talude inclinado, mais elevado no canto leste e mais baixo no canto oeste. O edifício principal é retangular e tem dois andares de frente para a rua, havendo uma continuação mais baixa em cada lado. O edifício principal tem na fachada anterior (norte), no primeiro andar, uma porta em arco margeado por um arco que faz projeção na fachada, o qual é apoiado por uma coluna de fuste liso de cada lado; à direita desta porta há 3 janelas em arco e a última em verga reta; do lado esquerdo há 7 janelas em arco. No segundo andar, na fachada anterior (norte), há a direita 4 janelas de verga reta e 14 em arco (centro e esquerda da fachada). No entanto, o número de janelas variou ao longo do tempo, tendo muitas delas sido fechadas durante algum tempo. As paredes exteriores do lado norte do edifício eram parte das paredes da cidade. À direita do edifício principal, mas continuando-o, há uma edificação de apenas um andar que faz um ângulo obtuso no meio, para formar a esquina da quadra; ele tem 3 janelas (ou portas) de verga reta em cada uma das suas duas seções da parede. Estre trecho unia-se outrora a outras edificações, de forma que toda a área ficava cercada, havendo pátios interiores, com edifícios ao sul delimitando-se com a mesquita Mahmoudiya e outro transversal separando a área interna em dois pátios interiores. Parte destas construções já foram demolidas. Há esquerda do edifício principal há um muro diagonal, de altura de um andar, também sobre talude, formando o canto nordeste do quarteirão; este muro termina logo no canto leste da quadra, no portão leste. 
            O portão leste era o principal do complexo da Kisla e dava para a rua Yefet. Ele situava-se em um plano mais elevado que a rua com uma escadaria com balaustrada no lado esquerdo (sul) e aberta no lado direito. Há um cunhal em cada extremidade e no meio da fachada um arco externo decorado com um pilar de cada lado e moldura acima. Dentro do espaço do arco, recuado, há uma grande porta de verga reta flanqueada por colunas e, acima da arquitrave da porta há um tímpano feito de mármore e decorado com citações religiosas islâmicas e no topo está decorado com a marca do governante otomano Abdul Hamid II (1876-1909). 
4 – Visitação: 
           Desconheço. No entanto, as fachadas dão para as ruas.
5 – Bibliografia:
          Kisla: Israel, Tel-Aviv-Jaffa, Retsif ha-Aliya ha-Shniya Street.
        The building was built in the late 19th century on top of a previous fortress to be the new Kisla (quarters) in place of the prison that was once housed in the old Saraya building in Jaffa. It served as a prison during the Turkish and British periods. After 1948, the structure was transferred to the Israeli police. It was used as the Jaffa Police station until 2005. Among those who were held in this structure was the Nazi criminal Adolf Eichmann. The building was purchased by a private developer where currently, a four-story boutique building with 130 rooms is being built. All of this is done while maintaining the authentic front from the north and east.
Vista aérea,após 1948. 1. Torre do relógio; 2. New Saraya; 3. Mesquita Mahmoudiya; 4. Kisla; 5. Sabil Hexagonal. Observe que a Kisla é formada de vários edifícios e pátios.
Vista satélite google. Kisla é a área assinalada ao norte. 1. Torre do Relógio; 2. New Saraya; 3. Mesquita  Mahmoudiya; 4 Sabyl hexagonal

Kisla lado norte, antes do início da reforma. Observe a base em talude e as várias janelas emparedadas. Observe na extrema esquerda os restos da New Saraya.
Kisla lado norte, antes do início da reforma. Observe a base em talude e
 as várias janelas emparedadas.
Kisla lado noroeste e norte antes das obras. À direita a torre do relógio
Kisla lado norte, estado atual, em reforma. Ao fundo, à direita o minarete
da mesquita Mahmoudiya (foto do autor)
Kisla lado norte, estado atual, em reforma. Ao fundo, à direita o minarete
da mesquita Mahmoudiya (foto do autor)

Rua Yefet, antes de 1901. Observe que aí ficava o principal mercado da cidade.
Observe que a Torre do Relógio ainda não foi construída. Também não foram
erguidas ainda a New Saraya e a Ruler's Gate da Mesquita Mahmoudyia.
No fundo, vê-se o Portão Leste da Kisla e em sua volta um gradil.
Rua Yefet, fins do século XIX ou início do século XX. Em primeiro plano
o Portão Leste da Kisla com seu gradil. Mais à esquerda vê-se parte do
minarete da mesquita Mahmoudyia; observe que ainda não se construiu a
Ruler's Gate.
Rua Yefet, fins do século XIX ou início do século XX. Em primeiro plano
o Portão Leste da Kisla com o gradil. Mais à direita, vê-se parte do minarete da
mesquita Mahmoudyia.
Rua Shlama, fins do século XIX ou início do século XX. Ao fundo vê-se
o Portão Leste da Kisla e o prédio posterior da Kisla; atrás dele, vê-se parte
 do minarete da mesquita Mahmoudyia.
Portão principal (leste) da Kisla na rua Yefet, 1880-1920. Observe os
degraus em semicírculo. Ao fundo, à esquerda,  o minarete da mesquita
 Mahmoudiya. 
Portão principal (leste) da Kisla na rua Yefet, 1890.
Ao fundo o minarete da mesquita Mahmoudiya.

Portão principal (leste) da Kisla na rua Yefet, 1914-1918
Portão principal (leste) da Kisla na rua Yefet, anos 1930
Portão principal (leste) da Kisla na rua Yefet, 1934. Observe
os degraus em semicírculo. No centro
 o minarete da
mesquita 
Mahmoudiya.
Portão principal (leste) da Kisla na rua Yefet, início do século XX. 
Observe os degraus não mais em semicírculo. No centro 
minarete da mesquita Mahmoudiya.
Portão principal (leste) da Kisla na rua Yefet. Ao fundo o
minarete da mesquita Mahmoudiya


Portão principal (leste) da Kisla na rua Yefet, antes das obras.
Observe as escadas não mais semicirculares
Portão principal (leste) da Kisla na rua Yefet, antes das obras. 
Observe as escadas não mais semicirculares
Portão principal (leste) da Kisla na rua Yefet, antes das obras. 
Observe as escadas não mais semicirculares e ao fundo o
minarete da mesquita Mahmoudiya
Portão principal (leste) da Kisla na rua Yefet, antes das obras. 
Detalhe do arco e tímpano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário