domingo, 1 de junho de 2014

ISRAEL: JAFFA:
Mesquita Al-Bahr (Mesquita do Mar) - 
Al-Bahr Mosque (Sea Mosque)

1 – Localização: 
           Israel, Tel Aviv-Jaffa, Rua Retsif ha-Aliya ha-Shniya (32.055456, 34.752898)
2 – Histórico:
          A mesquita Al -Bahr é a mais antiga mesquita ainda existente em Jaffa e foi retratada em uma pintura de 1675 pelo pintor holandês Lebrun, mas se desconhece a data de sua fundação, assim como se desconhece a data da adição do segundo andar e a parte superior do minarete. Como se situa próximo ao porto, muitas vezes é referida como a Mesquita do Mar. Ela tem sido usada por pescadores e marinheiros que freqüentam o porto, e os moradores das áreas circundantes. Segundo a lenda local, as esposas dos marinheiros que vivem em Jaffa rezam lá para o retorno seguro de seus maridos. A mesquita foi renovada em 1997, e não está aberto aos visitantes.
3 – Descrição:
           A mesquita localiza-se uma direção quase leste-oeste, com frente para o norte, para a rua que bordea o mar e fundos para a colina da citadela. Ela é construída de eolianitos e tem uma forma aproximadamente retangular, com teto plano e um minarete no canto sudoeste. A frente (parede norte) apresenta na sua porção mais a leste um andar e na porção mais a oeste dois. Nesta porção oeste, de só um andar, há 2 portas em arco. No resto desta fachada, no primeiro andar, a parede projeta-se um pouco para diante, com dois grupos de duas portas em arco; acima do grupo central de portas, há uma pequena janela em arco. No segundo andar, a fachada, na parte central, mantém o alinhamento do primeiro andar da porção leste, havendo uma pequena varanda com balaustrada de alvenaria e quatro janelas em arco. A porção mais a oeste da fachada mantém a projeção do andar de baixo e possui quatro janelas. O lado direito (oeste) possui duas portas em arco no primeiro andar, sendo a primeira maior que a segunda, e duas janelas em arco no segundo andar. No canto sudoeste fica o minarete que se diferencia do resto do edifício na altura do terceiro andar. Ele tem uma forma aproximadamente circular, com uma varanda envolvendo-o próximo do topo; este é formado de uma cúpula. A parede sul (fundos) se encrava na inclinação da colina e só apresenta livre o segundo andar, onde existem cerca de 6 janelas. O lado esquerdo (leste) possui um andar e se encosta na vertente da colina; o segundo andar, bem mais recuado, não possui portas ou janelas.  
4 – Vistação: 
         Desconheço
5 - Bibliografia

Al Bahr Mosque: Israel, Tel Aviv-Jaffa
     Al-Bahr Mosque is the oldest mosque in Jaffa still extant and was depicted in a 1675 painting by the Dutch painter Lebrun, but the date of its founding is unknown as well as the date of the addition of the second floor and the top of the minaret. As it is situated close to the harbor, it is often referred to as the Sea Mosque. The mosque was renovated in 1997 and is not open to visitors.
Satélite google. 1. Torre do Relógio, 2. New Saraya, 3. Mesquita Mahmoudiya, 4. Kisla, 5. Sebil Hexagonal,
6. Old Saraya, 7. Igreja de São Pedro, 8. Mesquita Al-Bahr

Mapa de 1714. Pode-se ver no alto o castelo e logo à esquerda o minarete da mesquita
Mapa de 1714. Pode-se ver no alto o castelo e logo à direita o minarete da mesquita
Vista aérea da citadela, 1936. No alto a igreja de São Pedro e a noroeste o minarete da mesquita
Vista aérea da citadela, anos 1960. No alto a igreja de São Pedro e a direita o minarete da mesquita

Frente
Frente
Frente
Frente, segundo andar
Frente. Portas do canto leste
Lado esquerdo e frente
lado direito e frente. Ao fundo a torre da igreja de São Pedro
Frente e lado esquerdo
Lado esquerdo
Fundos e teto. À esquerda o minarete.
Minarete visto do alto da cidadela (foto do autor)
Minarete visto do alto da cidadela (foto do autor)
Canto sudoeste com minarete ao anoitecer (foto do autor)
Minarete visto do alto da cidadela (foto do autor)


Minarete visto do alto da cidadela (foto do autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário