sábado, 8 de março de 2014

BRASIL: RJ: DUQUE DE CAXIAS: 
Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Imaculada Conceição - 
Church of Our Lady of Rosary of the Immaculated Conception

1 – Localização:
Município de Duque de Caxias, 3º. Distrito, Taquara, Estrada Cachoeira das Dores, s/nº (-22°37'7.15", -43°14'25.79")
2 – Histórico:
A Fazenda Taquara situava-se à margem da estrada Taquara, funcionando como um ponto de escoamento, pois fazia a ligação de duas importantes vilas portuárias: Pilar e Estrela. A sede da Fazenda da Taquara ficava vizinha (2km de distância) da fazenda São Paulo, a qual pertencia aos avós do Duque de Caxias e foi local de seu nascimento.
Em meados do século XVIII foi ereta uma capela na Taquara, na Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim (Magé). Segundo Frei Cândido Spannagel (frei alemão que viveu de 1922 a 1956 na região) a capela do Rosário na Taquara foi construída por Gonçalo Arieiras em 1743, mas Monsenhor Pizarro dá como construtor a Gonçalo da Fonseca em 1753.
“Além destas, hão mais duas; porém arruínadas, e em termos de não poderem ter uso. 1ª - De Nossa Senhora do Rosário na Taquara, ereta por Gonçalo da Fonceca no Campo da sua Fazenda, no ano de 1.753, com paredes de pedra: mais o desleixamento, em que deixaram ficar o seu madeiramento, a tem posto insuficiente para nela se celebrar. Por esta causa mandei recolher á Matriz as suas Imagens, e paramentos; certo de que o Administrador, que é Manoel Alves de Soiza, não cuida nem cuidará no seu reparo. Ela tem patrimonio suficiente, e faculdade para usar da Pia Batismal. Dista 1. ½ legua [10km] para o S.” (Araújo, 1794)
 “[...] [capela] de N. Senhora do Rosario, no sitio Taquara , cuja antiguidade me foi occulta , por naõ apparecer o seu titulo.” (Araújo, 1820, vol. 3, pg. 261)
A fazenda e a capela passaram ao domínio do Capitão-Ajudante Manoel Antônio em 1757; nesta data passou a fazenda e capela a ser propriedade do capitão José Cardoso de Mesquita a quem foi penhorada em 1794, tendo sido arrematados em Praça Pública todos os bens que constituíam a fazenda, inclusive a capela, em 1798, pelo Dr. José de Oliveira Fagundes.

Essa Capela foi assistida entre 1809 a 1823 pelo padre Luis José de Freitas Bello, tio do Duque de Caxias. Posteriormente a capela desmembrou-se da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim (Magé) e ficou subordinada ao município de Duque de Caxias e a Diocese de Caxias.
3 – Descrição:
A igreja tem uma orientação geral NNE-WSW, com maior eixo ântero-posterior. Apresenta telhamento em telhas em duas águas. Fica em um terreno cercado por grades, sem acesso. A fachada anterior apresenta uma porta no primeiro andar e, na altura do coro, duas janelas retangulares de verga reta e um nicho com uma imagem; é encimada por um frontão triangular, com uma janela em arco no meio e tendo em cada canto um pináculo. Na parede direita há uma porta no primeiro anda, na altura da nave e uma pequena janela retangular de verga reta no segundo andar.
4 – Visitação:
Segundo informações dos moradores, ela abre nos fins de semana.
5 – Bibliografia:
ARAÚJO, José de Souza Azevedo Pizarro e. Visitas Pastorais de Monsenhor Pizarro ao recôncavo do Rio de Janeiro. Arquivo da Cúria e da Mitra do Rio de Janeiro (ACMRJ), Rio de Janeiro, 1794.
ARAÚJO, José de Souza Azevedo Pizarro e. Memórias Históricas do Rio de Janeiro e das Províncias anexas à Jurisdição do Vice-Rei do Estado do Brasil, vol. 2. Rio de Janeiro: Impressão Régia, 1820.
http://albertomarques.blogspot.com.br/2008/01/baixada-urgente_07.html

Chapel of Our Lady of Rosario: Brazil, Rio de Janeiro State, Municipality of Duque de Caxias
The Chapel of Our Lady of Rosary in Taquara was built by Gonçalo Arieiras in 1743 and was acquired by the Capitain Manoel Antonio in 1757, and in 1794 to Captain José Cardoso de Mesquita. In 1798, all property constituting the estate, including the chapel, was acquired by Dr. José de Oliveira Fagundes. This Chapel was assisted for some years by Father José Luis de Freitas Bello, uncle of the Marshall Duke of Caxias (between 1809-1823).
Imagem Google Earth
Imagem Google Earth. Detalhe
Frente

Lado direito (foto do autor)

Lado direito (foto do autor)





Nenhum comentário:

Postar um comentário