sábado, 22 de março de 2014

BRASIL: RJ: ITABORAÍ:
 Fonte da Carioca - 
 Fountain of Carioca

1 – Localização: 

           Município de Itaboraí. Centro. Rua Presidente Costa e Silva, 212, ao lado do colégio Cenecista Alberto Torres (22°44'52.4"S, 42°51'25.0"W)

2 – Histórico:

            No alto da colina, onde posteriormente foi erguida a igreja matriz de São João Batista de Itaboraí, havia uma fonte sob um bosque frondoso; junto a esta fonte passava a estrada que no século XVII ligava Campos dos Goytacases a Niterói. Essa fonte era um ponto de parada para as tropas que transitavam por esta estrada no século XVII. Com a construção da Igreja Matriz São João Batista, as águas da velha fonte foram canalizadas por uma galeria subterrânea de cantaria lavrada, drenando a água do subsolo do templo, conduzindo-a para uma pilastra com três bicas, onde foi erguida a Fonte da Carioca; afirma-se que o altar-mor da Igreja Matriz de São João  Batista fica exatamente sobre o local da antiga fonte no alto da colina. Esta é a origem da tradição popular que afirma que haveria um túnel (“túnel dos padres”), que partindo da Igreja Matriz São João Batista, iria até a Fonte da Carioca. A Fonte da Carioca foi construída por ordem da Câmara Municipal da Vila de São João Batista de Itaboraí, entre 1845 e 1858. A fonte foi durante muitos anos a principal forma de abastecimento de água potável da região, e, décadas mais tarde, tornou-se a principal área de lazer para a população local. Foi reformada pela Prefeitura Municipal de Itaboraí em 1986.
3 – Descrição:
            A fonte localiza-se em um pequeno jardim arborizado e murado. O jardim contém bancos de cimento e passeios internos, separado por áreas com árvores. O jardim tem um formato poligonal e dá de frente para a rua, onde há um portão metálico trancado; o portão e o muro anterior do jardim tem quase direção Leste-Oeste. A fonte fica no canto sudeste do jardim e é rodeada por um muro quadrangular baixo com uma abertura em direção oeste, fechada por um pequeno portão metálico. A fonte é uma edificação também quadrangular e baixa no centro deste quadrângulo, um pouco abaixo do nível do solo circundante. Acima do muro praticamente só se vê o topo da fonte. A fonte tem na parte superior telhas do tipo canal que circundam uma cúpula. Na parede anterior há um nicho em arco. Não foi possível ver as paredes laterais e dos fundos. As paredes e cúpula são pintados de azul e tem nas beiras cunhais brancos; as cornijas  do teto são brancas, assim como as bordas dos nichos.
4 – Visitação: 
            Desconheço. Pode-se ver a fonte por sobre o muro do jardim, que fica trancado
5 – Bibliografia:
- REZNIK, L. et al. Patrimônio cultural no leste fluminense: história e memória de Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Tanguá. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.http://tudosobreitaborai.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html
http://www.visiteitaborai.com.br/monumentos/1196
Fountain of Carioca: Brazil, State of Rio de Janeiro, City of Itaboraí
          The Fountain of Carioca is a public fountain built between 1845 and 1858. The waters of a source, which stood in the place where afterwards were constructed the church of St. John the Baptist of Itaboraí, were channeled through an underground gallery to the fountain. The source was for many years the main form of drinking water supply in the region. It was reformed by the Municipality of Itaboraí in 1986.

Imagem Google Earth
Imagem Google Earth. Detalhe
Face norte (foto do autor)
Face oeste. Observe o nicho (foto do autor)
Faces norte e oeste (foto do autor)
Faces norte e oeste. Observe o portãozinho com grade e o nicho (foto do autor)
Observe o nicho com grades
Fonte
Fonte