quarta-feira, 20 de agosto de 2014

BRASIL: RJ: ITABORAÍ:
Loja Maçônica Concórdia Segunda
  Masonic Loggia Second Concord

1 – Localização: 
            Município de Itaboraí, 1º. Distrito, Centro. Rua Bonfim, 19 (-22° 44' 44.12", -42° 51' 40.90")
2 – Histórico:
           A fundação da loja Maçônica Concórdia Segunda é datada em 26 de maio de 1833, poucos dias após a criação da Vila de Itaboraí. É a mais antiga agremiação de gênero ainda existente em Itaboraí. Entre 1844 e 1850 foi construído o prédio para abrigar a loja maçônica em Itaboraí. Em 1910, a sede da loja maçônica foi transferida para Rio Bonito. Em 1946, a loja maçônica retornou para Itaboraí, reconstruindo-se a sede no mesmo local e se aproveitando a empena do prédio existente na Rua do Bonfim, pois do prédio antigo só restava, na época, a fachada principal. Em 1963, a loja maçônica registrou a propriedade em seu nome pelo processo de usucapião. 
3 – Descrição: 
            A igreja apresenta uma orientação geral quase Leste-Oeste, com frente para leste e maior diâmetro neste sentido. O telhamento é em duas águas. O edifício tem apenas um andar e apresenta uma fachada típica do Neoclássico, com um frontão triangular de grandes proporções. Sua fachada principal (anterior) volta-se para a rua e possui quatro janelas de verga reta com sobreverga, sem porta nesta fachada. Dois cunhais demarcam as laterais da construção e são finalizados por capitéis sem ornatos que dão base à cimalha; entre as janelas e a cimalha fica uma inscrição “AUG RESP E BEM LOJ SIMB CONCÓRDIA SEGUNDA N 10”; na cimalha fica a inscrição “FUNDADA EM 26 DE MAIO DE 1833”. Acima desta fica o frontão triangular, tendo em seu tímpano o compasso e o esquadro entremesclados, símbolo da maçonaria. O frontão é demasiado grande para este imóvel de apenas um andar, dando à fachada uma aparência achatada, pesada e desarmônica; diz-se que isto ocorreu por elevação do nível da rua. As paredes laterais são planas, sendo a entrada feita pela lateral do terreno.
4 – Visitação: 
            A fachada anterior é acessível da rua.
5 – Bibliografia:
REZNIK, L. et al. Patrimônio cultural no leste fluminense: história e memória de Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Tanguá. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
http://itaborai.rj.gov.br/novosite/nossa_cidade/predios-historicos/

Loja Maçônica Concórdia Segunda: Brazil, State of Rio de Janeiro, City of Itaboraí, Downtown
        It is the building of the first masonic loggia founded in Itaboraí. The original building was erected circa 1844-1850. In 1910 the loggia was transfered to the municipality of Rio Bonito, which causes the abandonement of the original building. In 1946 the loggia returned to the original place in Itaboraí, being reconstructed the building, because only the original façade was still extant at that time. 
Imagem Google Earth

Imagem Google Earth. Centro Histórico
Imagem Google Earth. Centro Histórico. Detalhe
Frente. Observe as 4 janelas e a ausência de portas. Observe, também, a
inscrição na fachada e o símbolo maçônico no tímpano do frontão (foto do autor)
Frente. Observe as 4 janelas e a ausência de portas. (foto do autor)
Frente e lado esquerdo. Observe as 4 janelas e a ausência de portas.
Observe, também, o símbolo maçônico no tímpano do frontão (foto do autor)