quarta-feira, 13 de agosto de 2014

BRASIL: RJ: NITERÓI: 
Igreja de São Lourenço da Várzea - 
 Church of Saint Lawrence of Foodplain

1 - Localização:
Niterói. Região Norte. Fonseca. Rua Benjamin Constant s/nº (22°52'52.47"S, 43° 6'30.79"O)
2 – Histórico:
A paróquia de São Lourenço foi criada em 1758, tendo como sede a capela de São Lourenço dos Índios, no morro de São Lourenço e de origem Jesuítica. Com o crescimento da Freguesia, a Igreja Matriz de São Lourenço dos Índios, além de estar em mal estado, já não comportava os fiéis para a prática dos atos religiosos. Surgiu, então, a ideia de mudança da sede da matriz. O local escolhido pertencia ao general Castrioto, que abriu mão de um terço de seu valor, sendo o restante - 3 contos de réis - coberto através de subscrição popular. A 14 de dezembro de 1873, colocou-se a primeira pedra, e dois dias depois iniciou-se a construção. Outros dizem que a Igreja de São Lourenço da Várzea foi construída para o acesso do pároco da Igreja de São Lourenço dos Índios, Rangel de Sampaio, que já estava bem idoso e não conseguia subir diariamente os caminhos de acesso ao morro de São Lourenço. O projeto original, em estilo eclético, de tendência neoclássica, era do engenheiro Miranda Freitas, que, em 1882 foi substituído no comando da obra por Heitor de Cordoville, que alterou o projeto do formato da torre, em forma de uma flecha aguda, por um zimbório encimando os dois corpos decorados de colunas jônicas. Em 1883 foi realizada a bênção da cruz nova. Embora houvesse celebração de cultos normalmente, as obras da igreja só foram concluídas em 1892. Em 1891, foram colocados na torre dois sinos, o maior doado por José Pereira de Souza e o menor pelo fazendeiro João Lopes Bastos. Além dos problemas mais ou menos comuns em uma obra de tão grande porte, como a falta de verbas, o andamento da construção também foi prejudicado pela Revolta da Armada (1891-1892), pois ela foi ocupada como quartel pelo 34º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional de Niterói e, por isto, foi bombardeada pelas forças rebeldes. Em consequência, a Diocese foi transferida para a Igreja de São João Batista, desde então a catedral.
No ano de 1915 inicia-se a primeira reforma da igreja, também contando com diversas doações. Em 17 de junho de 1928 inaugurou-se ao redor da matriz a nova praça chamada de Dom Augustinho Benassi e o busto de seu patrono, de autoria de Laurindo Ramos. Em 1933 novamente decidiu-se por mais uma reforma na igreja, formando uma comissão tendo entre os integrantes João Brasil, José Rodrigues Coelho e comerciantes Eduardo Correia de Figueiredo Lima, Manuel Crista e José Ferreira Moreira; as obras foram concluídas em julho de 1935. No dia 8 de dezembro de 1956 comemorando quarenta e três anos da primeira missa é inaugurado o novo altar do padroeiro. Em 4 de junho de 2001, a Igreja é tombada pela lei municipal nº 1835. São Lourenço é festejado em 10 de agosto e a Igreja é subordinada à Diocese de Niterói
3 – Descrição:
A igreja localiza-se em uma grande área cercada. Ela tem uma orientação geral quase leste-oeste, com frente para oeste e maior eixo ântero-posterior. Seu telhamento é de telhas em 2 águas. A igreja apresenta traços da arquitetura eclética, ou escalonada, característica da virada do século, cuja tendência era misturar vários estilos em uma única construção. Dentro dela são encontrados elementos barrocos, e do lado de fora possui um misto dos estilos colonial, neoclássico, dórico e jônico. Como também demorou muito para ser tombada, passou por algumas descaracterizações. A edificação, que se destaca por sua grande volumetria, é assentada sobre pedra olho-de-sapo. Sua fachada principal é dominada pela imponente torre central que avança em relação ao resto da nave e divide-se em três níveis de ordens – dórica (1º andar), jônica (2º andar) e coríntia (3º andar). Todo o embasamento da igreja é de pedra. A entrada principal encontra-se permanentemente fechada, pois à sua frente encontram-se cinco sinos, há 26 anos, sendo que o maior pesa 1 tonelada e meia, e foram recebidos pela igreja a título de presente. Entretanto nunca foram instalados por serem demasiado grandes. Ao seu redor há um gradil de ferro trabalhado, com cadeado, que impede a entrada pela porta principal. A fachada anterior é dividida em três pela torre sineira que se projeta para diante na linha mediana. No primeiro andar da mesma há uma porta em arco encimado por um óculo e tendo nas laterais duas colunas dóricas, encimado por um entablamento e um frontão abaulado. O segundo andar tem uma porta em arco, circundada por duas colunas jônicas e tendo acima um entablamento com frontão triangular. O terceiro andar tem uma porta em arco, circundada por duas colunas corintiformes achatadas e tendo acima um entablamento. No topo há um zimbório quadrangular com uma cruz no vértice. De cada lado da torre sineira há um nicho profundo e acima um óculo; em ambos os lados dos nichos há cunhais e acima há uma platibanda. Nas laterais da torre sineira há uma porta em arco fechada por gradil e encimado por um óculo. Depois da torre, a primeira porção da parede lateral de cada lado se projeta para fora, tendo um nicho e em cima um óculo, e na face lateral há uma grande janela em arco no primeiro andar e uma porta de verga reta no segundo andar. Em seguida a fachada tem uma porta em arco e três reentrâncias em arco, correspondendo aos altares laterais da nave; em cima há 4 óculos ovais; as seções são divididas por cunhais. A parte posterior das paredes laterais também se projetam e tem uma porta em arco e depois duas janelas em arco; no segundo andar há 3 janelas de verga reta. A última seção, bem estreita e menos projetada, tem uma janela em arco no primeiro andar e uma janela de verga reta no segundo. A parede posterior tem uma porta em arco no primeiro andar e uma janela de verga reta no segundo andar. Acima da fachada corre uma extensa platibanda.
O interior tem nave única com coro no segundo andar da entrada. O seu interior é profusamente decorado, apresentando trabalhos e relevos em talha e em estuque. O teto da nave e da capela-mor é rico e com painéis. O arco cruzeiro tem colunas corintiformes e na frente uma imagem, sendo a da esquerda a de Santa Edwiges. O altar-mor tem colunas salomônicas ladeando o nicho, onde se encontra a imagem de São Lourenço, vinda de Portugal, a 22 de junho de 1897. Em cima do altar-mor há um frontão, tendo de cada lado uma figura apoiada. De cada lado do frontão há um anjo sentado com uma tuba. De cada lado do altar-mor, externamente à coluna, há uma imagem. A capela-mor tem uma porta à direita para a Capela do Santíssimo e uma à esquerda para a recepção e administração; no segundo andar há 2 janelas com balaustrada. Atrás da Capela-mor fica um cômodo com uma grande e bela escada de madeira. A nave tem 4 arcos nas paredes laterais com grandes serafins assentados sobre a arcada. O mais anterior (1º) de cada lado corresponde com a porta da fachada lateral da igreja. No lado direito, o 2º altar é o da Santa com outra menor; o 3º de Nossa Senhora com Jesus morto; o 4º de Nossa Senhora da Conceição, mais próximo do arco cruzeiro. No lado esquerdo, o é o 2º altar Santo Antônio com o menino Jesus; o 3º da Santa; o 4º da Sagrada Família, mais próximo do arco cruzeiro. Embaixo do segundo altar esquerdo há um nicho com um Jesus morto. Na pintura do interior da igreja, predominam as cores branca e dourada. Lustres de cristal pendem de seu teto e merece destaque o órgão, localizado no coro, no qual, durante muitos anos, tocou o maestro José Botelho. Na pintura do interior, predominam as cores branca e dourada. Logo embaixo do coro, no nártex, no canto direito fica uma escada e no esquerdo um nicho com a pia batismal. À direita da Capela-mor fica a Capela do Santíssimo, com um crucifixo no altar. No lado esquerdo fica a secretaria da igreja e nos fundos há um cômodo, atrás da Capela-mor, com porta posterior para o exterior e uma bela escada de madeira para o segundo andar.
4 – Visitação:
Abre diariamente às 18:00h e fecha ás 18:00hs.
5 – Bibliografia:
http://ddp-fan.com.br/patrimonio/Iglouvz.htm

Church of Saint Lawrence of Foodplain: Niterói, State of Rio de Janeiro, City of Niterói
     This church was erected from1873 to 1892 to become the new parish in substitution of the Church of Saint Lawrence of the Indians, because this church was too small and was very damaged by the time. 

Vista satélite google
Vista aérea do alto do moro em São Lourenço. Vê-se a igreja à esquerda
(foto do autor)
Vista aérea do alto do moro em São Lourenço. Vê-se a igreja no centro.
Ao fundo, à esquerda, a baía de Guanabara (foto do autor)
Foto antiga que mostra o mar indo próximo á igreja, da qual se vê a torre
Foto antiga, desde a Rua Feliciano Sodré (Centro), em direção a leste, vendo-se
no fundo a frente da Igreja com sua torre

Lado direito, anos 1940-50
Frente, em foto antiga
Fundos e lado esquerdo em foto antiga
Frente e lado esquerdo, 1967
Frente e lado direito, 1971
Vista do Viaduto da Ponte e a igreja de frente, 1973
Frente. Detalhe da Torre sineira
(foto do autor)
Frente (foto do autor)
Frente. Observe a Torre sineira com colunas dóricas no primeiro andar
(foto do autor)
Frente. Detalhe da Torre sineira
(foto do autor)
Frente. Detalhe da Torre sineira
(foto do autor)
Frente. Torre sineira ao centro. Observe o nicho vazio na parede à esquerda
da foto (foto do autor)
Frente. Torre sineira ao centro. Observe o nicho vazio na parede à esquerda
da foto (foto do autor)
Frente. Observe a Torre sineira com
 colunas dóricas no primeiro andar
(foto do autor)
Lado direito. Observe a porta em arco na
Torre sineira e o nicho na outra parede
(foto do autor)
Lado direito. Observe a porta em arco na
Torre sineira e o nicho na outra parede
(foto do autor)
Lado direito. Observe a porta em arco na
Torre sineira e o nicho na outra parede
(foto do autor)
Lado direito. Observe a porta em arco na
nave (1o. arco) (foto do autor)
Lado direito. Observe a porta em arco na Torre sineira e o nicho vazio na
outra parede (foto do autor)
Lado direito. Observe 3 dos 4 arcos laterais em nicho (foto do autor)

Lado direito. Observe 3 dos 4 arcos laterais em nicho (foto do autor)
Lado direito. Observe os 4 arcos laterais em nicho, sendo primeiro uma porta.
A porta à direita é da Capela do Santíssimo (foto do autor)
Lado direito. Observe 3 dos 4 arcos laterais em nicho (foto do autor)
Lado esquerdo. Observe a porta em arco na
Torre sineira e o nicho na outra parede
(foto do autor)
Lado esquerdo. Observe 3 dos 4 arcos laterais em nicho (foto do autor)
Lado direito. Observe os arcos
 (foto do autor)
Lado direito, seção posterior. Observe os arcos na seção média. Esta porta
abre para a secretaria da igreja (foto do autor)
Lado direito, seção posterior. Esta porta abre para a secretaria
 da igreja (foto do autor)
Lado direito, seção posterior. (foto do autor)

Fundos. Porta para o aposento posterior
 com escada de madeira (foto do autor)

Fundos. (foto do autor)

Fundos. (foto do autor)
Fundos e lado direito (foto do autor)
Nave e coro, visto desde a capela-mor (foto do autor)
Nave e coro, visto desde a capela-mor (foto do autor)
Nave e coro (foto do autor)
Capela-mor. Observe a rica decoração
com esculturas sobre o frontão e
colunas coríntias (foto do autor)


Capela-mor. Observe a rica decoração
com esculturas sobre o frontão e
colunas coríntias (foto do autor)

Capela-mor. Observe a rica decoração
com esculturas sobre o frontão e
colunas coríntias (foto do autor)
Capela-mor. Observe a rica decoração com colunas coríntias (foto do autor)
Capela-mor, lado direito. Observe a rica decoração com esculturas sobre o
frontão e colunas coríntias. na parede direita vê-se a porta para a Capela
do Santíssimo e 2 janelas acima (foto do autor)
Capela-mor. Vista desde a porta de
acesso à Capela do Santíssimo em
direção à porta da Secretaria (foto do autor)
Capela-mor, lado direito. Observe a rica
 decoração colunas coríntias e uma imagem
à direita da coluna (foto do autor)
Capela-mor, lado direito. Observe a rica  decoração com coluna coríntia e
uma  imagem à direita da coluna e outra no arco cruzeiro. A porta à direita
dá para o vestíbulo da Capela do Santíssimo (foto do autor)
Capela-mor. Observe a rica  decoração das janelas e colunas (foto do autor)

Capela-mor, lado esquerdo. Observe a rica decoração com coluna coríntia e
uma  imagem à direita da coluna. A porta à esquerda dá para a Secretaria.
No alto, duas janelas (foto do autor)

Capela-mor, lado esquerdo. Observe a rica
decoração com coluna coríntia e uma imagem
 à esquerda da coluna.  (foto do autor)
Capela-mor, lado esquerdo. Observe a rica
decoração. A porta à esquerda dá para a
 Secretaria. No alto, duas janelas (foto do autor)

Capela-mor, lado esquerdo. Observe a rica
decoração com coluna coríntia (foto do autor)
Capela-mor, lado esquerdo. Observe a rica
decoração com coluna coríntia (foto do autor)
Capela-mor e nave, teto. Observe a rica
decoração com colunas coríntias
e o teto pintado (foto do autor)

Capela-mor, teto. Observe a rica
decoração com colunas coríntias
e o teto pintado (foto do autor)
Capela-mor e nave, vistas desde a porta de entrada (foto do autor)

Capela-mor e nave, vistas desde a porta
de entrada (foto do autor)
Capela-mor e nave. Observe o teto ricamente
decorado (foto do autor)
Capela-mor e nave. Observe os arcos na nave e as imagens no arco cruzeiro
(foto do autor)
Nave, lado direito. Observe os 3º e 4º arcos na nave com a rica decoração
incluindo 2 serafins e a coluna coríntia (foto do autor)
Nave, lado direito. Observe os 4º (Nossa Senhora da Conceição) e 3º arcos
(Nossa Senhora com o Jesus Morto) (foto do autor)
Nave, lado direito. Observe o 2º (Duas santas) e 1º  arcos (porta) (foto do autor)
Nave, lado direito. Observe os 4º (Nossa Senhora da Conceição) 3º (Nossa
Senhora com o Jesus Morto), 2º (Duas santas) e 1º (porta) arcos
 (foto do autor)
Nave, lado direito. Observe os 4º (Nossa Senhora da Conceição) 3º (Nossa
Senhora com o Jesus Morto) e 2º (Duas santas) arcos (foto do autor)
Nave, lado direito. Observe o 2º (Duas
santas) arco (foto do autor)
Nave, lado direito. Observe o 2º (Duas
santas) arco (foto do autor)
Nave, lado direito. Observe o 2º (Duas
santas) arco (foto do autor)
Nave, lado direito. Observe o 2º (Duas
santas) arco (foto do autor)

Nave, lado direito. Observe o 2º (Duas
santas) arco (foto do autor)
Nave, lado direito. Observe o 3º (Nossa
Senhora com o Jesus Morto) arco
 (foto do autor)
Nave, lado direito. Observe o 3º (Nossa
Senhora com o Jesus Morto) arco
 (foto do autor)
Nave, lado direito. Observe o 3º (Nossa
Senhora com o Jesus Morto) arco
 (foto do autor)
Nave, lado direito. Observe o 3º (Nossa
Senhora com o Jesus Morto) arco
 (foto do autor)
Nave, lado direito. Observe o 4º (Nossa
Senhora da Conceição) arco 
(foto do autor)
Nave, lado direito. Observe o 4º (Nossa
Senhora da Conceição) arco 
(foto do autor)
Nave, lado direito. Observe o 4º (Nossa
Senhora da Conceição) arco 
(foto do autor)
Nave, lado direito. Observe o 4º (Nossa
Senhora da Conceição) arco 
(foto do autor)
Nave, lado direito. Observe a imagem
no arco cruzeiro (foto do autor)


Nave, lado direito. Observe os 3º (Nossa Senhora com o Jesus Morto),
2º (Duas santas) e 1º (porta) arcos  (foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe os 4º (Sagrada Família), 3º (Santa)
e 2º (Santo Antônio com o menino Jesus) arcos
(foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe os 4º (Sagrada
 Família) e 3º (Santa) arcos (foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe os 4º (Sagrada Família) e 3º (Santa)
arcos
(foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe os 4º (Sagrada Família), 3º (Santa),
 2º (Santo Antônio com o menino Jesus) e 1º (porta) arcos
(foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe os 4º (Sagrada Família), 3º (Santa),
2º (Santo Antônio com o menino Jesus) e 1º (porta) arcos
(foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe os 4º (Sagrada Família), 3º (Santa),
2º (Santo Antônio com o menino Jesus) e 1º (porta) arcos
(foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe os 4º (Sagrada Família), 3º (Santa),
2º (Santo Antônio com o menino Jesus) e 1º (porta) arcos
(foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe os 4º (Sagrada Família), 3º (Santa),
2º (Santo Antônio com o menino Jesus) e 1º (porta) arcos
(foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe os 4º (Sagrada Família), 3º (Santa),
e 2º (Santo Antônio com o menino Jesus) arcos 
(foto do autor)
Nave, lado esquerdo. 3º arco. Imagem do Jesus Morto em um
nicho embaixo do altar da Santa 
(foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe o 3º
arco (Santa) 
(foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe o 3º
arco (Santa) 
(foto do autor)


Nave, lado esquerdo. Observe o 3º
arco (Santa) e embaixo o nicho
com o jesus morto 
(foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe o 3º
arco (Santa) 
(foto do autor)


Nave, lado esquerdo. Observe o 3º
arco (Santa) 
(foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe o 
(Santo Antônio com o menino
Jesus) arco (foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe o 
(Santo Antônio com o menino
Jesus) arco (foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe o 
(Santo Antônio com o menino
Jesus) arco (foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe o 
(Santo Antônio com o menino
Jesus) arco (foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe o 4º
(Sagrada Família) arco
(foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe o 4º
(Sagrada Família) arco
(foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe o 4º
(Sagrada Família) arco
(foto do autor)
Nave, arco cruzeiro esquerdo.
 Santa Edwiges (foto do autor)
Nave, arco cruzeiro esquerdo.
 Santa Edwiges (foto do autor)
Nave, arco cruzeiro esquerdo.
 Santa Edwiges (foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe o 4º
(Sagrada Família) arco
(foto do autor)
Nave, lado esquerdo. Observe a pia
batismal (foto do autor)
Nave e coro. Observe a pintura do teto
(foto do autor)
Nave, Teto. Observe a pintura do teto (foto do autor)
Nave, parte superior. Observe a luz entrando pelos óculos ovóides no alto,
em cima dos arcos, os capitéis coríntios e o teto pintado (foto do autor)
Arco cruzeiro (foto do autor)
Capela do Santíssimo (foto do autor)
Capela do Santíssimo (foto do autor)
Capela do Santíssimo (foto do autor)
Capela do Santíssimo (foto do autor)
Capela do Santíssimo (foto do autor)
Capela do Santíssimo. Parede medial (foto do autor)
Capela do Santíssimo. Parede lateral (foto do autor)
Capela do Santíssimo. Parede anterior com porta de entrada (foto do autor)
Cômodo posterior à esquerda  (foto do autor)
Cômodo posterior à esquerda (foto do autor)
Cômodo posterior, vista em direção anterior.
Observe a bela escadaria (foto do autor)
Cômodo posterior, vista em direção anterior.
Observe a bela escadaria (foto do autor)
Cômodo posterior, vista em direção posterior, embaixo da escadaria
(foto do autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário