BRASIL: RJ: RIO DE JANEIRO:
Antigo Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas -
Ancient Ministry of Industry, Roads and public Works
1 – Localização:
Município do
Rio de Janeiro. Ap 1.0. Centro. Praça XV. Largo do Paço nº1-3 (-22.903588,
-43.173360).
2 – Histórico:
É obra do engenheiro Pereira
Passos, sob desenho de Ballarini e Bosisio. O prédio foi construído entre 1871
e 1874 e foi inaugurado em 20 de janeiro de 1875. Era destinado inicialmente
aos Correios, mas até 1891 serviu à Secretaria de Estado dos Negócios da
Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Proclamada a
República em 1889, foi reestruturada a administração do País, sendo criado em
outubro de 1891, o Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas,
para o qual passaram as atribuições da Secretaria da Agricultura, extinta em
novembro de 1892. Em dezembro de 1906 o Ministério recebeu novas atribuições e
a denominação de Ministério da Viação e Obras Públicas. Na década de 1930 o
prédio foi demolido.
3
– Descrição:
O edifício tinha uma
orientação geral nordeste-sudoeste e possuía a forma de um H, com as grandes
alas paralelas em sentido nordeste-sudeste e a pequena ala transversal em
sentido noroeste’-sudeste. Ele media 20,5m de altura em um quadrado de 38m de
lado. Entre as pernas paralelas do H havia um jardim fechado por um gradeado
que unia as pontas do H nos dois lados do mesmo. O edifício tinha 3 andares,
tendo a fachada externa de suas alas maiores dividida em 3 seções por 4 cunhais
em forma de pilastra com capitel corintiforme; a seção central é um pouco
reentrante em relação ao resto da fachada, havendo uma pequena escadaria de
cerca de 6 degraus que dá entrada a uma porta neste setor. Ele tem, nas faces
externas, 3 janelas nas seções mais laterais e 5 janelas (no 1º andar são 4
janelas e 1 porta) na seção central. No 1º andar as janelas/porta são em arco,
no 2º andar são retangulares com sobreverga triangular e no 3º andar são retangulares
com sobreverga plana. Estas mesmas alas possuem 4 janelas em cada andar na sua
face interna, de cada lado da ala transversa. A ala transversa tem 5 janelas de
cada lado, sendo que no primeiro andar a janela do meio é substituída por uma
porta. A parte superior é circundada por uma platibanda, encobrindo o telhado
baixo em 4 águas. Durante um certo período havia 16 estátuas no topo, sobre
suportes nos cantos da fachada, em função de pináculos, mas estas foram
retiradas posteriormente
4
– Visitação:
Impossível,
o edifício foi demolido na década de 1930 e no local se construiu o anexo da
Assembléia Legislativa do Estado do rio de Janeiro.
5
– Bibliografia:
CRULS, Gastão. Aparência do
Rio de Janeiro. 3ª ed. Rio
de Janeiro: José Olympio Editora, 1965.
GERSON, Brasil. História das Ruas do Rio, Rio de
Janeiro: Editora Lacerda, 5ª. ed., 2000.
Ancient Ministry of Industry, Roads and public Works: Brazil, State of Rio de Janeiro, Municipality of Rio de Janeiro
The building was erected in 1871-1874 and started its use in 1875 as Secretary of Agriculture, Comerce and Public Works. In the years 1930-1940 it was demolished.
Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, 1890. Observe as estátuas como pináculos no topo
|
Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas. observe que aqui não há mais as estátuas no teto |
Lado sul da Praça XV, 1890, à esquerda a Estação das Barcas; no centro o Hotel Pharoux (lado NW) e à direita, a antiga Secretaria do Ministério da Indústria; à sua frente o coreto. |
Lado sul da Praça XV, 1900, à esquerda o Hotel Pharoux (lado NW) e à direita, a antiga Secretaria do Ministério da Indústria; à sua frente o coreto. |
Praça XV, 1909. No centro o Monumento a Osório. depois, o Paço Imperial e, atrás dele a antiga Secretaria do Ministério da Indústria. Ao fundo, a Estação das Barcas |
Vista, 1910. No centro a Igreja de São José. À sua esquerda a Casa de Câmara e Cadeia e o Paço Imperial e atrás o Ministério da Indústria. Na extrema esquerda, o Chafariz de Mestre Valentim. No canto noroeste, a Ilha das Cobras. |
No centro a Igreja de São José. À sua esquerda Casa de Câmara e Cadeia e o Paço Imperial e atrás o Ministério da Indústria. No canto noroeste, a Ilha das Cobras. |
Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, 1914 |
Praça XV, 1909. Paço Imperial, depois Casa de Câmara e Cadeia e atrás dela, a antiga Secretaria do Ministério da Indústria. Ao fundo, à esquerda, a Estação das Barcas. À direita, a Igreja de São José e mais no fundo o Morro do Castelo com a Igreja de Santo Inácio |
Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas. Atrás a Casa de Câmara e Cadeia |
Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, 1914 |
Região da Misericórdia, 1922. Em primeiro plano o Paço Imperial e depois a Casa de Câmara e Cadeia e a sua esquerda o Ministério da Viação em forma de H e depois a Estação das Barcas. Na próxima fileira a Igreja de São José e depois o Museu Naval e a a EMERJ. Ao fundo o Mercado Municipal. Mais ao fundo a torre do Pavilhão de Festas. À nordeste o Morro do Castelo com a Igreja dos Jesuitas |
Vista aérea da Região da Misericórdia, anos 1930. Pavilhão de Caça e Pesca e depois o Pavilhão da Estatística (Saúde dos Portos) e atrás o Pavilhão dos Estados. Depois o Mercado Municipal. Atrás dele o Palácio da Justiça, EMERJ e Museu Naval. Depois o Ministério da Viação e atrás o Palácio Tiradentes |
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