quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

BRASIL: RJ: CACHOEIRAS DE MACACU:
 Igreja do Sagrado Coração de Jesus - 
Church of the Sacred Heart of Jesus

1 – Localização: 
Município de Cachoeiras de Macacu (RJ), 1º Distrito, Sede, Centro - Rua Serafim Coelho Gomes (-22°28'2.08", -42°39'20.85")
2 – História:
Segundo Monsenhor Pizarro, a Capela de Nossa Senhora da Conceição de Cachoeiras foi ereta por requerimento de Antônio de Sam Possidônio em 1750 e inaugurada em 1754; não possuía Pia Batismal, nem uso de sepultura, sendo dependente da freguesia da Santíssima Trindade em Papucaia; desconhece-se o local onde ficava esta capela. Ela era subordinada à Freguesia da Santíssima Trindade (Papucaia, Cachoeiras de Macacu) e ao Município de Santo Antônio de Sá (Porto das Caixas, Itaboraí)
 “[...] [capela] de Nossa Senhora da Conceição, na Cachoeira, eréta por faculdade do Exmo. Sr. Bispo D. Fr. Antonio do Desterro em Provisão de 23/11/1.750; e benzida por faculdade do mesmo Senhor em o 1º de agosto de 1.754 á requerimento de Antonio de Sam Possidônio. Tem patrimonio feito na mesma Fazenda, por Teresa de Jesus, viuva do mesmo, como consta da certidão da Sentença dada aos 2/7/1.787, que me foi apresentada. Não tem faculdade de Pia Batismal, nem faz uso de sepultura. Está bem ornada, e asseada pelos seus Administradores, que são os herdeiros aquele Possidôneo. Dista 2. ½ leg. [20km] para o N. da Matriz”. (Araújo, 1794)
[...] [capela] de N. Senhora da Conceiçaõ , erigida na Cachoeira por Antonio de S. Possidonio , com Provisão de 23 de 'Novembro de 1751”. (Araújo, 1820, vol. 2, pg. 86)
Em 28 de setembro de 1842, o Príncipe Adalberto da Prússia passa por ela a caminho de Nova Friburgo:
[...] encontramos nas escuras matas à direita do caminho uma igrejinha chamada Capela da Conceição, enquanto o pardo escuro Macacu corria murmurante muito perto à esquerda do caminho.” (Príncipe Adalberto, 1842, pg. 107)
Com a inauguração do 1º trecho da Estrada de Ferro Cantagalo, de Porto das Caixas ao Arraial da Cachoeira (atual sede do município de Cachoeiras), na raiz da Serra, em 22 de abril de 1860 e do 2º trecho, do Arraial da Cachoeira à Nova Friburgo, em 18 de dezembro de 1873, ocorre um grande desenvolvimento deste arraial. Com isto, em 1895 o padre Emílio Galdi Sobrinho construiu, através de doações, uma nova Capela de Nossa Senhora da Conceição, no local do atual templo. Em 1923, a sede do Município de Cachoeiras de Macacu passou definitivamente para a vila de Cachoeiras de Macacu. Em 1936, como a Capela de Nossa Senhora da Conceição se encontrasse em mau estado, foi demolida, sendo construída uma nova no mesmo local da anterior, que foi inaugurada em 1938. Com o crescimento da cidade, em 1960, é criada a Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, por desmembramento da Paróquia de Santana de Japuíba. Como a antiga Capela de Nossa Senhora da Conceição ficasse pequena para o número de fiéis, na década de 1960 foi construída uma nova igreja matriz, de maior tamanho, em outro ponto da cidade, a atual Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, inaugurada em 1968. Para não ficarem duas igrejas próximas com o mesmo orago, decidiu-se que a antiga capela passaria a ser nomeada Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Apesar da reconstrução, parte das características da época colonial de seu interior foi preservada, como sua sacristia, situada nos fundos da igreja, em forma de semicírculo. No entanto, o antigo piso em cerâmica antiga foi substituído por um piso novo. Ela sofreu reformas em 1998 e 2009. A antiga imagem da padroeira Nossa Senhora da Conceição, do século XIX, em madeira de 1,14m, encontra-se atualmente na igreja matriz. A igreja pertence à Freguesia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com sede na igreja homônima no centro de Cachoeiras e subordinada à Diocese de Nova Friburgo.
3 – Descrição:
A igreja tem uma orientação geral quase oeste-leste, com frente para leste e eixo maior no sentido anteroposterior. A Igreja segue o estilo colonial. O teto é em duas águas, com platibanda na fachada anterior. Não possui adro. Possui altura de dois andares. Apresenta na parede anterior (leste) uma porta central no primeiro andar e duas janelas (coro) no segundo andar; todas as janelas externa e a porta da frente são em arco pleno sem sobreverga. No alto há uma cimalha que marca o início de uma platibanda que esconde o telhado e acima há um pináculo de cada lado. Em cada canto da parede anterior há um cunhal que vai até o pináculo. No alto da igreja, acima do telhado, em posição central, há uma pequena torre sineira (com um sino nas fachadas anterior e laterais), com cunhais nas laterais e teto piramidal rematado por uma cruz e com pináculos nos cantos. Ainda na parede anterior, há um pequeno prolongamento da fachada para a esquerda, apenas na altura do primeiro andar, com uma janela (corresponde no interior ao batistério). A parede lateral direita apresenta três janelas na altura do segundo andar, correspondendo à nave e mais duas janelas na altura do primeiro andar, correspondendo à sacristia. A parede lateral esquerda está parcialmente coberta por imóveis adjacentes, mas também, pode-se observar as três janelas na altura do segundo andar, correspondendo à nave. Todas as janelas são do tipo vitral, com verga curva.
No interior observa-se logo na entrada, no centro, uma porta de madeira entre as duas colunas que suportam o coro, no lado direito uma escada de ferro em caracol conduzindo ao coro, e no lado esquerdo a entrada para o batistério. O batistério tem uma pia de pedra (infelizmente pintaram-na com uma camada de tinta cinza) e uma imagem de São João Batista. Na parede anterior da nave, ao lado da porta, no lado direito, há uma imagem de Nossa Senhora da Conceição pintada em óleo sobre azulejos, e no lado esquerdo um belo tapete representando o Sagrado Coração de Jesus. Possui nave única, em cujas paredes encontram-se quatro nichos com imagens de cada lado: à direita, Padre Pio, São Judas Tadeu, Santo Expedito e Santo Antônio; à esquerda, Santa Inês, São Tarcísio, Santa Terezinha e Nossa senhora das Dores. No arco-cruzeiro, à esquerda, há um busto de um anjo que tem orifício para receber esmolas. Quatorze quadros em gesso representando a Via Sacra enfeitam as paredes da nave e capela-mor. A capela-mor tem a forma de abside e possui uma porta e uma janela de cada lado, dando para a sacristia. No altar-mor há no centro a imagem do Sagrado Coração de Jesus, à direita Nossa Senhora da Conceição e à esquerda São José. Embaixo do altar-mor há uma imagem do Jesus morto deitado. O teto da nave é de forro de madeira e da capela-mor de alvenaria com uma pintura de tema celeste. A sacristia fica em volta e atrás da abside da capela-mor; nela há uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e, em um nicho as imagens de Santa Rita, Santa Luzia e São José.
4 – Visitação:
A igreja abre às sextas de manhã, mas os administradores têm muito boa vontade e se contactados podem abrir a igreja em outro horário. Tel. 2649-5637
5 – Bibliografia:
ARAÚJO, José de Souza Azevedo Pizarro e. Visitas Pastorais de Monsenhor Pizarro ao recôncavo do Rio de Janeiro. Arquivo da Cúria e da Mitra do Rio de Janeiro (ACMRJ), Rio de Janeiro, 1794.
ARAÚJO, José de Souza Azevedo Pizarro e. Memórias Históricas do Rio de Janeiro e das Províncias anexas à Jurisdição do Vice-Rei do Estado do Brasil, vol. 2. Rio de Janeiro: Impressão Régia, 1820.
REZNIK, L. et al. Patrimônio cultural no leste fluminense: história e memória de Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Tanguá. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
http://www.monumentosdorio.com.br/monu/br/rj/010.htm
http://www.cachoeirasdemacacu.rj.gov.br/secretarias/meio-ambiente/projetos/Plano-de-Manejo-pedra-colegio/Modulo-3.pdf
http://www.citybrazil.com.br/rj/cachoeirasmacacu/atracoes-turisticas/atrativos-culturais

Church of the Sacred Heart of Jesus: Brazil, State of Rio de Janeiro, City of Cachoeiras de Macacu
The Chapel of Our Lady of the Conception was erected from 1750 to 1754, being dependent on the parish of Holy Trinity in Papucaia. In 1936, the old chapel of Our Lady of the Conception was demolished, a new one being built in the same place as the previous, which was inaugurated in 1938. With the growth of the city, the church became too small for the number of believers, so that a new and larger parish church was built in the 1960s in a new place elsewhere in the city, the current Church of Our Lady of the Immaculate Conception. As the new parish church get the same patron saint, it was decided that the old church would be named Church of the Sacred Heart of Jesus. Despite its reconstruction, the chapel of 1938 preserved inside many of the characteristics of the colonial era, as its sacristy, located at the back of the church, in a semicircle shape. It is the church with more number of images of saints in the municipality.
Imagem do Google Earth
Imagem do Google Earth. Detalhe
Frente, praça e coreto antigo (já demolido)
Frente (foto do autor)
Frente (foto do autor)
Frente (foto do autor)

Frente (foto do autor)
Frente e lado direito (foto do autor)

Frente e lado direito (foto do autor)
Frente e lado direito (foto do autor)

Frente e lado esquerdo (foto do autor)
Nave, parede esquerda e arco cruzeiro (foto do autor)
Nave, parede esquerda (foto do autor)
Nave parede esquerda. Observe ao fundo a porta para a capela batismal (foto do autor)
Nave, parede direita e arco cruzeiro (foto do autor)
Nave, parede direita (foto do autor)
Nave, parede direita. Observe a escada em caracol ao fundo (foto do autor)
Tapeçaria na parede da nave, próximo à porta de entrada (foto do autor)
Nave e coro (foto do autor)
Nave e coro (foto do autor)
Coro (foto do autor)
Vista do início da nave,  desde o lado esquerdo,
 vendo ao fundo a escada para o coro
 (foto do autor)
Vista do início da nave,  desde o lado
 direito, com capela e pia batismais ao fundo
 (foto do autor)
Capela batismal com pia batismal e imagem
 de São João Batista (foto do autor)
Arco cruzeiro à esquerda (foto do autor)
Nave, arco cruzeiro e capela-mor (foto do autor)
Arco cruzeiro e capela-mor
Arco cruzeiro e capela-mor (foto do autor)
Nave e capela-mor (foto do autor)
Capela-mor. Altar-mor (foto do autor)
Capela-mor. Imagem do Sagrado Coração de
 Jesus (centro) (foto do autor)
Capela-mor. Imagem de São José (à esquerda) 
(foto do autor)
Capela-mor. Imagem de Nossa Senhora da
 Conceição (à direita) (foto do autor)
Capela-mor. Teto (foto do autor)
Cristo morto embaixo do altar-mor (foto do autor)
Sacristia. Imagens de Santa Rita, Santa Luzia e São José (foto do autor)
Sacristia. Imagem do Sagrado Coração de
 Jesus (foto do autor)



  














Um comentário: